FLOR DE ALECRIM

 

 

Originário da Europa, Rosmarinus officinalis - alecrim - é uma planta que cresce à beira-mar. Seu nome advém  de ros (orvalho), porque muitas vezes a planta é vista brilhando com o orvalho, às margens do mar: rosa do mar. Suas flores são azul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares do tipo cacho.

Sua vibração na cor violeta é muito apreciada pelos seres angelicais. Atrai a proteção da Luz, afastando as energias de inquietação e nervosismo.

Desde a Antiguidade o alecrim é usado para combater as forças do mal. Na tradição católica era abençoado no Domingo de Ramos e enfeitava andores levados nas procissões na Semana Santa.

Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. É também a erva da juventude eterna, amor, amizade e alegria. Afasta maus sonhos.

ALECRIM
trabalha a mente consciente. Estimula a concentração e a memória, aumentando a capacidade de aprendizado e trabalho. Refresca o ar e renova o ambiente. Planta purificadora e ao mesmo tempo atrativa, dizem, desde os antigos, que se uma mulher usar alecrim atrairá o ser amado. Se aliada à alfazema, a atração aumenta.

O banho com ALECRIM é estimulante natural e revigorante, reduz o cansaço físico, a nostalgia e o esgotamento mental. Banhos de alecrim com pétalas de rosas brancas acalmam os bebês.  Traz proteção, alegria, amor, ânimo e coragem. Traz sucesso nos negócios, prosperidade e abertura dos caminhos. Protege de depressões e ajuda a elevar o pensamento. Limpa o corpo e o espírito, pois é a erva do orixá maior, Oxalá.

As Musas eram as nove filhas de Júpiter e Mnemósine (Memória). Elas sempre cantavam para memorizar mais facilmente o que tinham a aprender. Às vezes as Musas são retratadas com alecrim em suas mãos. Minerva, a deusa do conhecimento, também está associada ao alecrim, que desde os primórdios tinha a reputação de fortalecer a memória.

O alecrim é muito usado na culinária, assim como no artesanato, cosméticos e na medicina. Na fitoterapia, alivia dores musculares, reumáticas e da artrite, elimina toxinas, combate o cansaço, estimula a concentração mental. Antidepressivo, analgésico e digestivo. Na fitoenergética, o alecrim ajuda a acessar os registros akáshicos, libera os traumas, medos e outros aspectos negativos que estão adormecidos, mas registrados no ser. Estimula a vontade de mudar e conhecer o novo, incentivando a sabedoria para viver e amar.

Use Alecrim, inclusive, em banheiros de ambientes comerciais para limpar, descarregar e atrair clientes diversos. Lembre-se: o alecrim é uma das grande ervas de proteção!


 

 

ARQUIVO:

O que é Akasha?
AROMA: Alfazema
 
   
 



Direção e Editoria
Irene Serra
irene@riototal.com.br