Helga Szmuk

TEXAS STAR PARTY - 2000
       

Tive o prazer de participar do Texas Star Party 2000 com meus amigos brasileiros, Helga e Diniz. Passamos 7 dias juntos... com mais 600 outros "star gazers".  Acredito que seria conveniente eu descrever o cenário, especialmente se você nunca esteve no Texas Ocidental. O Texas Star Party é promovido e realizado no Prude Ranch, outrora uma fazenda de criação nos arredores da cidade de Fort Davis, Texas.  Nos tempos dos índios de nosso país, era o último posto avançado entre os "gringos e o México". Hoje, Fort Davis é uma linda pequena cidade de rancheiros e aposentados. Mas a pequena cidade floresce para a vida quando recebe os “star gazers", e como eles os chamam “Put on the dog.”  - de difícil tradução – mas que quer dizer "ir pelo que há de melhor". Mas divago.  De volta para o cenário, o Texas Ocidental está numa estiagem que já dura anos e, obviamente, como é o começo do deserto Americano, venta muito e é poeirento. Este tipo de clima já dura uns dez anos. Assim, se você está pensando em ir até lá, já sabe que não vai conseguir ficar limpo por muito tempo.

Diniz e eu ficamos em minha barraca, no Rancho, e Helga sendo uma dama e não uma mochileira, ficou num Motel (N.T: mas familiar), com lençóis limpos, chuveiro quente e ar condicionado. "Oh... nós a odiamos por isso", mas a nossa compensação foi o céu negro e a Via Láctea do Norte brilhando sob nossas cabeças.  

Neste ponto, devo dizer que é uma aventura. O pessoal da Astronomia são uma família, a melhor delas, ninguém é melhor que o outro, falamos todos uns com os outros com uma voz contente. Os problemas da vida e do mundo são esquecidos e ficam somente a preocupação com as lentes sujas e luzes de baterias acabando. O céu aberto e a boa companhia dos amigos. Num curto espaço de tempo Americanos e Brasileiros tornaram-se irmãos, "pessoal da Astronomia".        

A barraca, ou os 2 metros de Brasil.

       

Os três grandes: Helga, Bob, Diniz  

             

Diniz pronto para a foto noturna.

   

Nossos velhos amigos Bill and Al

                            

 

  Hora do cafezinho

        

Como acordar?? .... é apenas meio-dia....

 

  Não há nada no mundo como o pessoal da Astronomia!

 



Texto do astrônomo amador Robert Osborn
Tradução de Ivan Nandor

 

 

 

Outros temas de ASTRONOMIA



Editoria e direção
Irene Serra

Revista Rio Total