SATURNO


 

As primeiras observações de Saturno através do telescópio foram feitas por Galileu. Ele não tinha uma definição da imagem por causa da baixa qualidade do aparelho. Foi surpreendido e ficou atônito quando viu um planeta "com orelhas". Galileu nunca viu os anéis. Enquanto o planeta faz a sua órbita, muda a aparência dos anéis. Huygerns publicou o achado dos anéis em 1659.

Em 1850 as observações melhoraram, o problema dos anéis foi percebido e foram vistos os primeiros três anéis. Os astrônomos detectaram os espaços entre cada anel e que os anéis são feitos de pequenos bilhões de partículas, como se fossem pequenas luas orbitando Saturno...

Aqui tem algo para pensar. Os anéis se expandem mais de 27.000 km, mas têm somente 10 m de espessura, é claro, então, que os anéis desaparecem quando são vistos de perfil da Terra.
Através das observações nos telescópios, juntamente com as leis da física, os astrônomos sabem  que têm 120.500 km,  com a composição de 97% de hidrogênio e 3% de hélio, gás muito leve.
Se você achar um oceano muito grande, pode colocar o Saturno nele, que vai flutuar.

Nos tempos antigos, Saturno não foi muito mencionado. Os gregos conheceram-no como Kronos, o pai de Zeus. Na Itália o planeta foi associado com a agricultura, na celebração da coleta Saturnália, onde recebeu o nome de Saturno e também é o último dia da semana, Satursday em Inglês.

Na era espacial, os atrônomos não precisam mais observar Saturno da Terra. Em 1972, espaçonaves foram laçadas para fazerem um close de Júpiter e Saturno. Pionner 10 e 11 carregaram câmara e alguns instrumentos científicos para testar o anbiente de Saturno. Estas pequenas máquinas deram um grande contribuição para a ciência e foram os pioneiros fazendo uma trilha para as missões que são realizadas até hoje.
Estes equipamentos podem ser considerados como os maiores acontecimentos cientificos da história, pois trazendo centenas de fotos descobriram algumas dúzias de luas e coletaram novos dados que até hoje estão sendo analisados e ainda vão demorar muitos anos para serem entendidos.
Um exemplo: a descoberta de um vulcão ativo na lua de Jupiter IO e as máquinas detalharam cada anel do Saturno em pequenos pedras.

Saturno pode ser visto de sua janela durante todo ano .

 

Tradução de Helga Szmuk

 

Revista Rio Total

Editoração e Coordenação:
IRENE VIEIRA MACHADO SERRA
irene@riototal.com.br