STAR PARTY em Campinas

Uma das coisas mais gratificante para um astrônomo amador é visitar  um star party, onde o céu é diferente da sua casa. Eu tive o privilégio, em outubro,  de estar  no star party  no observatório  Capricórnio, em Campinas. Não somente tive o privilégio de estar presente, mas num modo modesto, dei uma palestra sobre a TSP, para o grupo mais ativo e alegre que eu já vi na minha vida.

Eu cheguei numa linda manhã de sábado, 10 outubro, e lá já havia gente montando seus telescópios com muito cuidado.
O terreno do observatório é lindo e os telescópios foram colocados da maneira adequada para uma melhor observação. O observatório tem um grupo dos melhores telescópios Zeiss e um trabalho sério pode ser feito lá.

De tarde, as palestras começaram, com uma variedade de assuntos. Algumas das mais interessantes para mim, foram: a demonstração de fazer espelhos, palestra sobre  atividades SETI no Brasil e os discursos maravilhosos sobre astrofotografia.

Aqui está uma colagem de fotos do Star Party:

Sábado à noite as estrelas apareceram e também os 80 ou mais participantes. Eu venho de uma latitude onde o crepúsculo é muito longo e, em Campinas, a escuridão acontece de repente e o céu simplesmente explode com estrelas.
No escuro, eu ajudei uma moça a alinhar seu 6 polegadas Dobsonian.
Outra coisa que eu me lembro, um menino de 11 anos com seu pai, andando de um telescópio  a outro, olhando através dos oculares os objetos no céu. Isso me  fez lembrar minha juventude.
Eu vi objetos austrais no sul que que eu conhecia somente pelos livros.

A próxima star party será em junho de 1999. Vocês vão ler mais ainda no passar do tempo.

Eu vou me lembrar dessa viagem para sempre.
Obrigado à Helga, a Júlio, aos muitos  novos amigos e ao Brasil pelo seu céu maravilhoso.

Tradução de Helga Szmuk

 

Revista Rio Total

Editoração e Coordenação:
IRENE VIEIRA MACHADO SERRA
irene@riototal.com.br