Helga Szmuk

UM ANO


Um ano na nossa vida tem duração diferente de quando somos criança,  adulto ou velho. De um Natal para outro era uma eternidade, agora para mim é um momento. O que é um ano verdadeiro? Tem muitos "anos". 
Um ano terrestre é quando a Terra completa um giro ao redor do sol. 
Um ano marcial dura 2 anos terrestres. 
Um ano em Plutão dura 250 anos terrestres! Desde que foi descoberto não se passou ainda um ano. 
Um ano galaxial: duração do tempo que leva para nosso sistema solar girar ao redor do centro da galáxia. Que demora... 100 milhões de anos terrestres! A Terra tem agora 46 anos galaxiais. 
A galáxia tem de 100 a 150 anos galaxiais. O primeiro milênio será daqui a 100 bilhões de anos. O universo tem hoje 14-15 bilhões de anos.

Para entender melhor os tamanhos e as distâncias, vamos diminuir tudo. A galáxia é relativamente vazia.
Se nosso sol tem o tamanho de um grão de areia, a estrela mais próxima (Alfa Centauri) está a 10 km de distância de nós. Nossa galáxia tem mais ou menos 100 bilhões de estrelas, e tudo isso cabe numa mochila! Num modelo de proporções certos a galáxia (as estrelas de tamanho de um grão de areia) tem uma espessura de alguns milhares de km e um diâmetro igual à distância Lua-Terra.

Durante um ano terrestre as estrelas se deslocam ao redor do centro da galáxia numa velocidade de 1/2 m. Daqui a uns 60 anos galaxiais nós vamos nos chocar contra a Andrômeda, galáxia que agora está numa distância de 2.5 milhões de anos luz. Nesta ocasião a duração de um ano galaxial vai mudar completamente.

Vamos pensar na celebração do primeiro milênio galaxial. O Sol será um anão branco, com alguns mil km de diâmetro; e visto da Terra será um ponto no céu, sem luz própria. A Terra terá uma temperatura um pouco acima do zero absoluto. Não terá atmosfera, nenhum sinal da antiga biosfera, somente algumas crateras produzidas pelo impacto de cometas e asteróides.

Tudo isso me faz pensar: nós estamos brigando por causas tão importantes como o preço da tomate ou cenoura, que clube vai ganhar o campeonato e às vezes se matam por causa disso! Quem vai ganhar as eleições, religiões competindo uma com a outra, quem está mais certo ou mais perto da verdade o do céu,

Como o grande Galileu falou: mas a terra esta girando...


   

Texto de Helga Szmuk, astrônoma amadora

  

                   

         astronomia@riototal.com.br
        

Editoria e Direção
Irene  Serra