Helga Szmuk

M104 - SOMBREIRO



M104 - foto European Southern ObservatoryA galáxia M 104  se chama também Sombreiro, porque parece mesmo com um chapéu. O astrônomo Messier catalogou os objetos no céu e até hoje chamamos estes objetos de Messier, que têm números de 1 até 103. Ele não sabia a diferença entre galáxia ou nebulosa e os números estão para todos os objetos. Com os instrumentos da época, tudo que não é estrela parecia uma mancha branca.

Ele faleceu em 1817, mas em 1921 a astrônoma Camille Flammarion achou uma nota escrita à mão pelo Messier sobre uma nebulosa muito pálida na constelação de Virgo.  Então, ela deu o número 104 postumamente. A distância dela é ainda discutida e os números divergem.

A M104 foi uma das primeiras galáxias onde foi descoberto um efeito de Doppler. É uma cor vermelha que aparece no espectro quando um objeto muito longe de nós está se afastando. Isto deu inicio à descoberta que nosso universo esta em expansão. Tudo isto mostra que qualquer objeto no céu tem um significado e faz os astrônomos pensarem e pesquisar.


 

Texto de Helga Szmuk, astrônoma amadora

 

 

Outros temas de ASTRONOMIA





Editoria e coordenação
Irene Serra

Revista Rio Total