Helga Szmuk

AS ESTRELAS E A IMAGINAÇÃO

 

As estrelas são chamados “fixas” porque se encontram sempre no mesmo lugar (aparentemente). Elas têm movimento próprio, mas estão tão longe que durante muitas gerações não se nota deslocamento. Porém, em nossa viagem ao redor do sol nós observamos sempre na mesma época as mesmas estrelas e constelações.

As pessoas gostam de fazer desenhos e a imaginação ajudou em dar nomes aos desenhos. Os índios nas Américas desenharam outros figuras e deram outros nomes.

Agora, nesta época, nós podemos ver as estrelas tal como os descobridores observaram na mesma época no nosso hemisfério.  Foi a primeira vez que Europeus avistaram o céu do nosso hemisfério. Eu posso imaginar como eles ficaram encantados! Até hoje, quando todo mundo pode comprar foto  de qualquer parte do céu, por 20 centavos, eu conheço muitas pessoas que gastam seu tempo e dinheiro para ver tudo isto na verdade. Nós que moramos aqui deveríamos prestar mais atenção para nosso céu maravilhoso, E de graça!

Vamos começar com a estrela mais perto do nosso sol: Alfa centauri. De fato são 3 estrelas. “somente” Saco de Carvão - Astroimagem4.3 anos luz de distância. Caixa de Jóias, no Cruziero do Sul - Adriano CalóA estrela que forma um sistema duplo com Alfa centauri demora 80 anos para dar uma volta ao redor da Alfa centauri. A terceira estrela do sistema se chama Próxima, mas é muito difícil de achar. O centaurus e ao redor do Cruzeiro do Sul que foi descoberto pelos navegantes portugueses no dia 23 de abril 1500. Ainda temos uma área escura que parece vazio com o nome de Saco de Carvão. Mas não é vazio. É poeira cósmica que não deixa aparecer as estrelas luminosas que estão atrás. Mas bem “perto” tem uma das maravilhas chamada Caixa de Jóias. Uma aglomeração aberta mais ou menos 8.800 anos luz de distância.

Omega Centauri - NASA, UITMinha favorita e de muitas pessoas é a Omega Centauri. Uma aglomeração gigante que através do telescópio parece uma cidade ao redor de um centro. Milhares de estrelas parecem ofuscar sua vista. É simplesmente maravilhoso! Nos Estados Unidos a Omega centauri, mesmo na parte sul, parece somente no horizonte e as pessoas precisam fazer acrobacia para ter uma visão por pouco tempo. Ao norte da Omega está E Centaurus A, a que os astrônomos acham ser o resultado de uma colisão de 2 galáxias. Muitos astrônomos no passado precisaram se esconder quando queriam falar da "imperfeição” do Universo. Os religiosos insistiam que o universo é perfeito. Mas não é! Graças a Deus. Perfeição e estéril é chato!!



 

Texto de Helga Szmuk, astrônoma amadora

 

 

Outros temas de ASTRONOMIA





Editoria e coordenação
Irene Serra

Revista Rio Total