Ano 9 - Semana 439

 

Outros artigos de Astronomia

 


 

27 de agosto, 2005
-

 Helga Szmuk

Arte
         e
             Astronomia

 

Eu não entendo nada de pintura (infelizmente) e confesso que fiquei decepcionada vendo a Mona Lisa no original, por que será? Adoro boa música e balé clássico mas pintura não me comove. Por que será? A resposta é: não entendo nada de pintura ou artes plásticas. Tudo precisa ser estudado para ser apreciado. Eu detesto improvisação. Mas Mozart podia improvisar, Picasso também. Por quê? Porque eles conheciam a matéria profundamente e somente depois improvisaram. Tenho certeza que estou perdendo um grande prazer na vida, mas nunca é tarde demais. Tenho somente 83 anos, ainda dá tempo para aprender. E aconteceu!

Comparison of Photos with Galileo's DrawingsOs desenhos de Galileu foram talvez os primeiros desenhos feitos por um astrônomo, vistos através de um pequeno telescópio.

Galileu ficou noites observando a lua e os desenhos dele ficam para a posterioridade. Também os desenhos das posições das Luas de Júpiter ficaram para sempre.

Galileu

 

 Galileo's Moon- Then and Now

Galileo's Moon- Then and Now





Eu adoro a bela Astronomia. O universo é belo, portanto a arte usando astronomia deve ser bonita. Einstein falou: "Se uma fórmula não é simples e bonita então alguma coisa está errada". A fórmula  explica o universo, portanto precisa ser bonita e simples.




Eu estava no Texas, no observatório Macdonald, quando pela primeira vez a astroarte me tocou. Havia uma sala inteira com a parede coberta de pinturas e desenhos de escolares de todos as escolas dos Estados Unidos, com o título "Como eu imagino o universo". Eu fiquei horas olhando e pensando.
"As crianças ainda não estão influenciadas tanto de propaganda enganosa e mitos falsos." Nós devemos tentar fazer a mesma pergunta no Brasil e o resultado será uma grande surpresa.


Depois, no mesmo lugar, vem a segunda revelação. Estavam construindo um novo observatório e um artista desenhou e pintou passo ao passo o progresso. Eu perguntei a ele: "Por que desenho? Hoje tem foto muito mais simples! A resposta foi. "Mais simples, talvez. Mas eu coloquei minha alma e muita expectativa neste trabalho" E era assim mesmo.

Eu viajei junto com um grande amigo meu, um astrofotógrafo que me mostrou que astrofoto e arte são coisas inseparáveis. Ele tirou uma foto no exato momento quando um iridium passou na frente do Cruzeiro do Sul. Ele ganhou um prêmio com isto. Conhecimento profundo e bom gosto combinado.

NASA
 

Em astronomia existem situações que não têm possibilidades ainda de serem fotografadas. Assim, a NASA usa os artistas com conhecimento profundo de astronomia para ajudar.

Foto de Geraldo Mattos do planetário Florianópolis:


http://groups.msn.com/Astronomynews/arteeastronomia.msnw

A foto do Cristo Redentor com a lua cheia atrás, no momento certo, é também uma obra prima.

O fotógrafo
Antonio Lacerda, do Rio de Janeiro,  a fez no dia 22 de julho de 2005, às 6h30min na Praia de Botafogo.
O próprio autor explica que "Foi  feita com a medição de luz normal para o horário das 6h30.
E o efeito da lua estar chapada atrás do Cristo foi causado por uma tele 300mm com um TC 1.4.
O serrilhado na borda da lua é causado pela
ampliação da foto, que é comum nas fotos digitais."


Texto de Helga Szmuk,
astrônoma amadora
 




Direção
Irene Serra

IRENE SERRA
irene@riototal.com.br