PERSONALIDADES QUE MUDARAM O MUNDO

Pretendo iniciar uma série falando sobre personalidades que mudaram o mundo. Mas antes de começar, gostaria de tecer algumas considerações sobre o que elas têm em comum:

O saber prevalece o CRER, a simplicidade, uma enorme admiração diante da beleza do universo.
Até hoje nós usamos as expressões "pôr do sol" e o sol se "levanta no leste". Depois de 500 anos não podemos imaginar o contrário. O sol não se põe, é estacionário em relação à Terra .

O universo não é simétrico, ele é harmonioso. A simetria é monótona, repetitiva. Num mundo simétrico não acontece nada. A harmonia, ao contrário é bela, não repetitiva, cheia de contrastes, assim como nossa vida. Amores, disamores, encontros, desencontros, coisas agradáveis e desagradáveis. Também tudo para ser vivida.

A seqüência dos nossas planetas não é simétrica, mas sim harmoniosa. Existe em outros aspectos do universo (a mesma fórmula, o mesmo intervalo). Nas conchas do mar, nas sementes do girassol, na música de Bach, na arquitetura das catedrais góticas. A mesma fórmula ... a mesma beleza!
Nosso universo nasceu simétrico, mas nas primeiras frações de segundo essa simetria foi quebrada. Mais tarde, a antisimetria criou os elementos, as galáxias, estrelas e nossa vida.

Helga Szmuk


 

Revista Rio Total

Editoração e Coordenação:
IRENE VIEIRA MACHADO SERRA
irene@riototal.com.br