" Não perguntamos porque os pássaros cantam. Eles foram feitos para cantar. Assim, não devemos peguntar porque as mentes dos homens procuram saber sobre os mistérios do céu.
Os mistérios são tantos e os tesouros do céu são tão ricos precisamente para a mente dos homens nunca se esgotar de alimento. "


JOHANNES KEPLER

Kepler ensinava matemática na universidade de Graz (Áustria). Era um péssimo professor e no segundo ano nenhum aluno apareceu. Ele era protestante e não foi bem visto na Áustria. Sua fama como matemático fez Tycho oferecer-lhe trabalhar em Praga.
Tycho era um observador e Kepler um teórico e eles brigavam sempre. Ao morrer, Tycho deixou para Kepler o maior arquivo de observações da história.

Kepler estava convicto que o universo é perfeito e o círculo uma figura geométrica perfeita, mas as observações de Tycho e os cálculos de Kepler não coincidiram. Ele constatou que sendo o universo perfeito e bonito, é harmonioso. Há harmonia do Universo, exatamente como na música e precisamos aprender a "ouvir esta harmonia".

Ele gostava de astronomia desde criança, quando andava com sua mãe à noite para ver o cometa, no ano 1577. Ele era o sucessor de Tycho em Praga, estudava suas anotações e as comparava com seus cálculos, sempre com pequeno erro.

Ele pensou: Cada vez que você quiser alcançar algo, precisa fazer um sacrifício. O sacrifício dele era a perfeição do círculo. Ele testou 70 órbitas circulares contra as observações de Tycho  e nenhuma deu resultado.
Ele se imagina em Marte, observando a órbita da Terra. Nada! Não deu certo.
Ele a imaginava visto do Sol. Não deu certo também. Finalmente, escreveu para um amigo: ACHEI ! As órbitas são elipses perfeitas. Agora tudo deu certo.

Publicou no livro Harmonias do Mundo as 3 leis de Kepler que regem o Universo:


1) Cada planeta orbita o sol numa elipse como o Sol num dos dois focos.
2) Numa fuga de Bach no céu.
A velocidade dos planetas muda durante um ano, ele se move mais rápido perto do sol e mais devagar distante do sol.
Uma regra simples.
3) O planeta varre áreas iguais em tempo igual.

Arquimedes deveria ter gostado disso, 2000 anos antes. Newton usava a lei dele para formular a lei da gravidade.
As leis de Kepler são usadas nos sistemas binários estelares até galáxias dentro das
galáxias.
Os anéis de Saturno fotografados pela Voyager obedecem às leis de Kepler.
O Voyager tinha um computador de sonorificar as velocidades  relativas dos planetas. A música do universo e finalmente audível.

A vida de Kepler não foi harmoniosa, mas sua mente sim. Seu melhor amigo, David Fabricius foi assassinado. A varíola matou seu filho com 6 anos de idade. Sua esposa ficou com a mente perturbada depois dos horrores que sofreu durante a Guerra dos Trinta Anos e morreu de tifo. A mãe dele foi detida como bruxa, torturada e morreu logo depois.

Ele se mudou para Sagan e lá se sentiu um estrangeiro, onde escreveu uma obra de ficção científica original SOMNIUM - O Sonho, uma viagem para a lua.
Perdeu seu emprego como astrólogo do Duque e terminou seus dias em cima de um cavalo pedindo ajuda para dar comida a seus filhos.

Ele que mudou o mundo, que achou a verdadeira harmonia, morreu com 48 anos. Escreveu seu proprio epitáfio:
       " Eu medi os céus, agora estou medindo as sombras.
        A mente rumo ao céu, o corpo descansa na terra."

Seu túmulo desapareceu durante a guerra.

Helga Szmuk

 

Revista Rio Total

Editoração e Coordenação:
IRENE VIEIRA MACHADO SERRA
irene@riototal.com.br