ASTERÓIDE EROS


Uma sonda espacial está se aproximando do asteróide Eros. A sonda de nome NEAR (near earth asteroid rendevouz) vai certamente descobrir inúmeras crateras novas.

A Nasa esta pedindo sugestões de todo o mundo para dar nome às novas descobertas. Você também pode contribuir para dar um nome a esses mundos distantes.

Todos os corpos celestes no sistema solar obedecem a certas normas, tais como: As luas de Júpiter têm nome de amantes de Júpiter. As luas de Urano têm nomes de figuras de Sheakespeare. As crateras da nossa Lua têm nomes de astrônomos famosos.

Eros é Deus de Amor, então, as crateras devem ter nomes ligados ao amor.
As pessoas interessadas em enviar  sugestões para as crateras devem se dirigir ao endereço abaixo e obedecer às seguintes regras:

  • Deve se evitar nomes  já existentes. Embaixo, veja o site onde se pode achar todos  os nomes  já existentes em ordem alfabética.
  • A nomenclatura dos objetos do sistema solar exige nomes que sejam  viáveis internacionalmente.
  • Nomes de políticos, militares ou de religiosos não são permitidos, assim como os de filósofos modernos.
  • Nomes  de políticos anteriores ao século 19 são aceitos.
  • As personagens honradas com os nomes devem já estar mortos pelo menos há 3 anos antes que  seus nomes sejam escolhidos. Exceções são aceitas para astronautas e cosmonautas ainda vivos, devido a sua contribuição à exploração espacial ser valiosa.

Names on Eros
The planetary society
65 N. Catalina av.
pasadena Ca.91106 USA  for chequing duplicate names:
 
http://www.flag.wr.usgs.gov/USGSFlag/space/nomen/nomen.html

 

Helga Szmuk


Revista Rio Total

Editoração e Coordenação:
IRENE VIEIRA MACHADO SERRA
irene@riototal.com.br