Ano 10 - Semana 529
 


 

 



 

          19 de maio, 2007
---

ALGUNS TIPOS DE UÍSQUE

SCOTCH
A maioria absoluta dos scotches bebidos no mundo é de blends, ou seja, mistura de uísques destilados em alambiques do tipo continuous (alambique inventado na Escócia, no século XIX; é mais moderno e econômico, versátil e de operação rápida, também indicado para a produção de destilados neutros, como o rum branco, a vodka),
mais baratos e menos saborosos, com uísques destilados em alambiques do tipo pot (alambique tradicional de formato familiar, constituído de um tacho de cobre em que se aquece a matéria prima a ser destilada e de um tubo que leva o vapor até um condensador), mais caros e encorpados.
Como exemplos de blends, citamos o John Walker Black e Red, Buchannan's, Logan, Old Par, Cutty Sark, White Horse, Swing, etc.

BOURBON
O Bourbon americano, por exemplo, é um destilado de milho; ele deve conter pelo menos 51% de milho, mais geralmente tem 60% a 80% deste cereal e o restante de pequenas proporções de cevada e centeio.

RYE
O Rye americano é feito com pelo menos 51% de centeio e os restantes 49% são compostos de milho e cevada.

TENESSEE WHISKEY
O uísque Tenessee, produzido no Estado americano de mesmo nome tem pelo menos 51% de cereal em sua composição. Na prática é utilizado o processo sour mash e filtragem através de carvão vegetal.

CANADIAN WHISKEY
O Canadian Whiskey é semelhante ao americano, porém é mais leve e menos encorpado, como exemplo citamos o Canadian Club.

IRISH WHISKEY
O Irish Whiskey, o uísque irlandês, onde é usado o carvão para aquecer o malte em seus alambiques, material este que não exerce influência sobre o sabor da bebida. Outra característica marcante do uísque irlandês é a sua tripla destilação feitas em alambiques do tipo pot, maiores que os escoceses, e com formato ligeiramente diferente. O mash, pasta de ingredientes usado no uísque irlandês dá-lhe um sabor acentuado de centeio, ao contrário do scotch, que tem aroma e sabores peculiares; mas por outro lado, a tripla destilação confere ao uísque irlandês certa leveza e um sabor muito puro, e é envelhecido em tonéis do mesmo tipo usado para o sherry, ou em barris de carvalho novo ou tipo usado para o rum e o Bourbon, e que, por força de lei deve ser envelhecido no mínimo cinco anos. Citam-se como exemplos o Bushmils Black Label, o Crested Tem e o JaHeson, como excelentes uísques do tipo straight (uísque puro de cevada).

CAMPBELTOWN MALT WHISKY
O Campbeltown Malt Whisky, produzido na menor das quatro regiões produtoras de uísque da Escócia, a de Campbeltown, que é uma pequena vila, mas que já foi capital escocesa do uísque e hoje tem apenas duas destilarias, que produzem ótimos tipos de uísque.

LOWLAND MALT WHISKY
O Lowland Malt Whisky, um dos quatro estilos de malte escocês, tem como melhor representante o Rosebank, um uísque de gosto doce e leve.

ISLAY MALT WHISKY
O Islay Malt Whisky, produzido na ilha de Islay, é seco tem um sabor muito forte, que segundo alguns especialistas é o sabor de iodo das algas marinhas. Na sua versão pura ou straight, o islay malt clássico é o da marca Laphroaig, mas o Lavagulin também merece destaque como uísque seco.

ISLAND MALT WHISKY
O Island Malt Whisky, como o nome indica são os uísques produzidos nas ilhas escocesas, à exceção de Islay, que leva o próprio nome, ele são uísques encorpados. Citamos o uísque de Scapa e o de Highland Park, nas ilhas Orcades e o Talisker da ilha Skye, além do aromático e suave Jura Purê Malt.

LICOR IRISH MIST
Licor Irish Mist - é um licor feito com irish whiskey e mel de urze, na cidade de Tullamore, na Irlanda. Consta que é fabricado de acordo com uma formula levada para a Europa continental pelos irlandeses, em fuga dos exércitos ingleses da Casa Real de Tudor.

 

 




Direção e Editoria
Irene Serra