Ano 9 - Semana 492
 





 

 

  02 de setembro, 2006
---

Aves
 

frangoGALINHA E FRANGO:
Ao preparar sua receita, lembre-se dessas sugestões:

  • Escolha as galinhas mais gordas para assar.
  • Dê preferência às magras para preparar canjas.
  • Os frangos menores (de leite) são próprios para fazer galetos.
  • Os frangos médios podem ser usados para qualquer tipo de preparação, exceto canjas.
     

PERU:
Peru com idade entre 7 e 18 meses é o que apresenta a carne mais tenra. Como a densidade de suas penas é muito grande e possui um cheiro muito forte, é aconselhável mergulhá-lo, depois de limpo, numa salmoura preparada com água, rodelas de limão, sal e vinho, para deixar a pele sem qualquer odor e a carne mais macia e já temperada internamente.peru

  • Devem ser retirados os tendões das pernas, para que não haja retração, deixando os ossos descarnados. Para isso, faça um corte comprido ao lado da coxa, por detrás do osso, e puxe os tendões, cortando-os com uma tesoura.

  • Quando for assá-lo, passe gordura, de preferência óleo, e envolva-o com gaze fina para ajustar as asas. Cubra o peito com tiras de toucinho fresco e, em vez de assá-lo de costas, deixe-o de peito para baixo. Quase no fim da assadura, vire-o e retire as fatias de toucinho deixando corar por igual.
     

PATO:
patoÉ uma ave gorda que deve ser preparada inteira e, de preferência, no forno.

Aqui vão duas sugestões para retirar o excesso de gordura do pato:

  • Asse o pato direto no forno e retire com uma concha, aos poucos, a gordura que vai escorrendo na própria assadeira.

  • Faça uma cozedura prévia, numa panela com água, levando o pato, em seguida, ao forno para tostar, ou ao fogo para estufá-lo, numa caçarola com tampa pesada.
     

NOTA: As carnes de aves são classificadas em vermelhas ou brancas, segundo o grau de irrigação sanguínea. Por isso, é importante a escolha da carne adequada para se preparar uma receita com aves: a carne do pato é sempre vermelha (ideal para estufados).
Na galinha, frango e peru, temos carne branca (peito), ótima para grelhados e assados, ou vermelha (coxas e sobrecoxas), para pratos com molhos e risotos.

 

Receita: Pato com purê de maçã.

 




Direção e Editoria
Irene Serra