Ano 11 - Semana 653

 




 

 



 

    10 de outubro, 2009
---

Micro-ondas
preparando carnes



 

  Quando for descongelar grandes porções de carne, frango ou peixe usando a tecla de autodescongelamento, lembre-se que ao término da função o centro das peças de alimento ainda apresentam cristais de gelo. Isto é, o centro ainda encontra-se parcialmente congelado. Com o tempo de descanso a peça irá descongelar por igual, sem correr o risco de cozimento na parte externa.

Para descongelar corretamente frango em pedaços, bifes, bistecas de porco, linguiças, salsichas, postas de peixe, frutos do mar e carne moída, separe as partes à medida que forem descongelando. Isto porque se sofrerem este processo juntas, as partes tendem a cozinhar. Isto é válido para alimentos crus. Faça sempre uso da tecla de autodescongelamento.

  Seus alimentos preparados no micro-ondas ganharão um aspecto mais atraente se você pincelar a superfície deles com o seguinte molho:
2 a 3 colheres (sopa) de margarina colocadas em um refratário e aquecidas por 1 minuto na potência alta. Acrescente 2 colheres (sopa) de molho inglês ou molho de soja. Caso queira um sabor mais acentuado acrescente 1 colher (sopa) de mostarda ou catchup ou curry. Conserve este molho em geladeira.

  Para que as carnes em pedaços feitas em micro-ondas fiquem com uma aparência mais apetitosa, você pode utilizar vários tipos de coberturas. Por exemplo,  manteiga (ou margarina) misturada com caldo de carne granulado ou manteiga e em seguida polvilhar queijo ralado (ou mistura para sopa de cebola).

  Após preparar um alimento que respingou muita gordura procure não utilizar os modos Crisp ou Dourar sem uma prévia limpeza. Como nestes modos de cozimento o forno se aquece, em geral ocorre queima da gordura nas paredes internas do forno, o que dificulta muito a limpeza posterior.

  Procure evitar que a cavidade do forno fique muito suja. Para isto cubra os alimentos sempre que possível, especialmente bacon, carne e aves que respingam muita gordura e molhos, principalmente os de tomate. Para cobrir use as tampas dos utensílios, pratos invertidos, papel toalha, papel manteiga, tampas plásticas próprias para micro-ondas e também saquinhos especiais para assar próprios para micro-ondas.

  As gorduras derivadas dos alimentos provocam lentamente o desgaste da tinta dentro do forno de micro-ondas, o que trás problemas posteriores. Isto pode ser evitado com a limpeza periódica do micro-ondas.

  Carnes magras (pouca gordura) levam mais tempo para cozinhar do que as carnes gordas (muita gordura).

  Não faça frituras no micro-ondas porque não há possibilidade de controlar a temperatura de aquecimento do óleo.

Evelin Duarte

Reeditado em julho, 2014


 




Direção e Editoria
Irene Serra