Ano 11 - Semana 637
 





 

 

       20 de junho, 2009
---

Ovos Frescos
 

ovosO ovo pode se manter fresco entre 21 e 30 dias depois de embalado. A partir disso, começa a envelhecer, e algumas de suas propriedades físicas são alteradas (a clara batida, por exemplo, não fica tão firme). Além disso, se as condições de conservação não forem adequadas, o ovo poderá se estragar. Por isso, antes de utilizá-lo, confira se ele ainda está fresco.

Observe alguns truques que poderão ajudar:

  • Elimine os ovos cujo cheiro pareça anormal.

  • Se você não for cozinhar o ovo, abra-o primeiro em um prato e verifique se a clara está bem limpa. A parte da clara que envolve diretamente a gema deve ser espessa e firme; a parte exterior deve apresentar-se mais fluida e fina. A gema deve ser espessa, firme e centrada na clara.

  • Outro truque para descobrir se o ovo está fresco é mergulhá-lo em um copo com água salgada. Se o ovo afundar, é porque está fresco; caso fique na posição vertical, à meia altura, é sinal de que já tem uma semana, mas ainda pode ser consumido; se boiar, é melhor jogá-lo fora porque já está velho.

  • Se você for usar vários ovos (para preparar um bolo, por exemplo), por medida de segurança, é preferível parti-los um a um, numa tigela à parte.

  • Guarde os ovos sempre com a ponta para baixo, na geladeira, com a temperatura de cerca de 10ºC.


     




Direção e Editoria
Irene Serra