Ano 9 - Semana 450

 




 

 

  12 de novembro, 2005
---

Azeite


azeiteO azeite conserva todas as suas propriedades como condimento de saladas, peixes ou legumes cozidos ou mesmo quando é utilizado em molhos, como a maionese.
Por isso, deve ser usado em:

Sopas
Se juntar azeite à sopa que estiver cozinhando, suas propriedades gustativas e dietéticas serão mantidas, ainda que perca um pouco do seu aroma. Daí que é aconselhável juntar à sopa um segundo fio de azeite, quando servir.

Em guisados e estufados
Cozinhar em fogo brando, com o líquido que se desprende dos alimentos. Mantêm-se os sabores e os aromas concentram-se, sobretudo se o cozido se fizer em panela tampada.

Em assados
As temperaturas para assar, especialmente carnes, são inevitavelmente altas. Dada a sua estabilidade, o azeite é a gordura mais indicada para todo o tipo de assados.

Em grelhados
Na brasa, o azeite ajuda a cozinhar, protegendo o alimento perfumado com ervas. O azeite, à medida que se mistura com a própria gordura do alimento, lhe empresta um sabor e aroma irresistíveis.

Em frituras
O azeite é a única gordura que não registra modificações substanciais da sua estrutura se submetido a uma temperatura de até 200ºC. Por isso, ele é particularmente recomendado para frituras.
Por outro lado, o azeite faz surgir uma crosta à superfície dos alimentos, alourando-os e deixando-os crocantes, impedindo assim a absorção de gordura.
Contudo, não se deve misturar o azeite com outros óleos vegetais nem com outras gorduras.

Em massas
As massas alimentícias (espaguete, por exemplo) ficam mais suaves e soltas quando se adiciona um pouco de azeite à água de cozedura.

 




Direção e Editoria - Irene Serra