Ano 12 - Semana 655
 




 

    24 de outubro, 2009
---

Dia Mundial do Macarrão


macarrão - riototalNo dia 25 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Macarrão, um dos pratos mais populares da gastronomia mundial. A data foi escolhida em 1995, durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo, em Roma, na Itália.

Atualmente, a indústria brasileira produz por ano um pouco mais de um milhão de toneladas de macarrão, com um consumo per capita que gira em torno de 5,7 kg por habitante, o que coloca o país como o terceiro maior produtor mundial de macarrão, atrás apenas da Itália e Estados Unidos.

O macarrão começou a ser preparado logo que o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturá-los com água e obter uma pasta que podia ser cozida ou assada. Textos de civilizações antigas relatam que os assírios e babilônios, por volta de 2.500 A.C., já conheciam um produto similar. Várias são as versões para o surgimento do produto, a mais recente diz que pesquisadores encontraram vestígios de um macarrão em um sítio arqueológico de cerca de 4 mil anos, junto ao Rio Amarelo, na China. O fio de macarrão amarelo, o mais antigo já visto, mede cerca de 50 centímetros e foi feito de grãos de milho, diferente do tradicional.

A origem do prato é repleta de lendas e tudo indica ter sido introduzida na Itália por volta de 400.  Apesar das confusões, uma coisa é certa: a partir do século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Foram eles que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.

No Brasil os fabricantes estão perfeitamente capacitados para fornecer um leque de produtos que vão de encontro às necessidades dos consumidores. Além de um parque industrial extremamente moderno, resultado de vultosos investimentos realizados nos últimos anos, a indústria de massas alimentícias foi pioneira na implementação de ferramentas de segurança alimentar. Estas são algumas das razões pelas quais o setor acredita que possa incrementar suas exportações e se estabelecer como um importante player no mercado internacional.
 

 




Direção e Editoria - Irene Serra