Ano 11 - Semana 543

 



 

   25 de agosto de 2007
---

 Microondas
 

Por que não se pode colocar metal no forno de microondas? 

microondasPara esquentar a comida, o forno emite ondas eletromagnéticas produzidas por um tipo de válvula chamada magnétron. As pequenas - micro - ondas se espalham pelo interior do aparelho e atingem o alimento, aquecendo-o pela vibração das moléculas de água contidas nele. Os recipientes metálicos das comidas interferem, refletindo essas ondas eletromagnéticas, como um espelho. As ondas retornam ao magnétron e danificam o aparelho. A válvula é a fonte de energia, portanto nunca deve receber a carga de volta.

Além dos utensílios metálicos (inox, ágata, esmaltado, alumínio) não use arame plastificado, cerâmica não vitrificada, plásticos resistentes, cristais. 0 papel alumínio pode ser utilizado em pequenas quantidades para proteger porções delicadas do alimento. 

 

Quais vasilhames podem ser usados?

vidros, cerâmicas e porcelana refratários: podem ser usados em cozimentos longos ou aquecimentos, desde que não possuam filetes ou desenhos metálicos. 

porcelana ou louça comum: podem ser usadas para rápidos cozimentos ou para aquecimentos desde que não tenham acabamentos ou frisos metálicos. 

plásticos e papel: use apenas plásticos rígidos, filme e sacos plásticos próprios para microondas, que não liberam toxinas quando aquecidos. Papel manteiga, papel toalha, guardanapos de papel, pratos de papelão, são práticos para cobrir ou reaquecer alimentos. 

barro: recipientes de barro podem ser usados desde que não contenham resíduos ferrosos. 

madeira, palha, vime: podem ser usados para aquecimentos rápidos. 

Evelin Duarte

 




Direção e Editoria
Irene Serra