Ano '3 - Semana 699




 

 

   28 de agosto, 2010
---

Pingado

O famoso “pingado” ganha versões gourmet e abandona os balcões de padarias
para se tornar item essencial nos melhores cardápios do país

pingado

Por que é tão difícil resistir à combinação café com leite e pão na chapa? Uma das bebidas mais populares no Brasil, presente na mesa de café da manhã da grande maioria das pessoas, acaba de ganhar um dia próprio, em comemoração. Agora, o popular pingado será comemorado todo dia 25 de maio, no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) a combinação do café com um pouco de leite, como se fossem pingos, é apontada em todas as pesquisas realizadas pela instituição como um dos itens mais consumidos em todo o Brasil.

Ainda segundo a associação, o país ocupa hoje o segundo lugar no ranking de consumo mundial de café, além de ser o maior produtor e exportador do mundo. E outro dado importante é que o consumo da bebida aumentou mais de 5% nos últimos anos.

A combinação de café e leite é uma idéia que surgiu na Europa, como forma de unir as propriedades energéticas do café aos nutrientes encontrados no leite. Porém, à época a empreitada não foi bem sucedida já que o leite não era produzido em todas as regiões onde o consumo de café era um hábito. A invenção ressurgiu anos depois na Itália, já na forma de cappuccino.

Assim como o café, o velho pingado foi adquirindo novos formatos e sabores. O antigo café com leite servido nos balcões ganhou espaço nos cardápios mais sofisticado do Brasil e do mundo. Hoje, as versões gourmet contam com grãos selecionados e misturas milimetricamente dosadas.

 




Direção e Editoria - Irene Serra