Ano 18 - Semana 885
 

Andréa A. Frank é nutricio-nistaprof. do Instituto de Nutrição da UFRJ.





 

 

 25 de março, 2014
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farelo, riototal


Andréa Abdala Frank

Se você estiver preocupado com a constipação intestinal, conhecida por nós como prisão de ventre, o melhor remédio vem da própria natureza, - os farelos.

Estas substâncias alimentares estão presentes nos alimentos em grãos integrais no pão integral e nos cereais. Um pouco do farelo diariamente melhora significativamente o funcionamento normal do intestino fazendo com que o bolo fecal apresente-se menos endurecido, evitando dor e desconforto no ato da evacuação.

Grande parte da constipação intestinal acontece em decorrência de uma alimentação pobre em fibras associada ao sedentarismo. Na correção deste sintoma desagradável para todos nós devemos consumir frutas, legumes e verduras, no almoço e no jantar e caminhar sempre que possível.

Se a caminhada não puder acontecer por algum motivo, use a técnica da massagem circular por toda a barriga estando você deitado ou mesmo sentado, lendo ou assistindo televisão.

Outro fator importantíssimo para promover a maciez do bolo fecal é a hidratação do corpo, que para ser alcançada basta nunca esquecer de ingerir água, pelo menos 1 litro por dia.

O uso do farelo de trigo e de aveia é o método mais seguro, mais suave e de menor custo familiar. As pesquisas mostram que as partículas do farelo estimulam mecanicamente os nervos da parede intestinal, provocando o movimento do intestino. Já o farelo de aveia possui função essencial na modulação de fezes macias.

Qual a quantidade de farelo suficiente?

Comecemos com 1 colher de sopa ao dia do farelo de trigo, às 10 horas da manhã, e 1 colher de sopa ao dia do farelo de aveia, uma hora antes do lanche da tarde. Você pode tentar consumir o farelo na forma crua ou adicioná-lo em 1 copo de suco de laranja. Outro maneira seria misturar o farelo (trigo ou aveia) na refeição sólida (arroz e ensopados) ou nas sopas.

Lembre-se que além do efeito benéfico sobre o funcionamento intestinal, os farelos apresentam boas quantidades de vitaminas e minerais necessários para o organismo. Deste forma procure antes de tudo garantir sua saúde e bem estar utilizando o que há na própria natureza.

 

(Artigo publicado no RT, originalmente, em agosto/2005)
Andréa Abdala Frank
Nutricionista
,
 Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ 

 




Direção e Editoria
Irene Serra