Ano 18 - Semana 887

Andréa A. Frank é nutricio-nistaprof. do Instituto de Nutrição da UFRJ.


Dica: Se o suco de uva ficar doce demais, adicio-ne um pouco de suco de limão para abrandar a doçura.


 



 

 

   10 de abril, 2014
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   suco de uva, riototal


Fruto da Videira - 

Por quem o coração bate.

 

 

Andréa Abdala Frank  

O cultivo da videira no Brasil teve início por volta do ano de 1535, na Capitania de São Vicente e, como nada na vida, isto não foi à toa.

Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.

Os flavonoides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

Pesquisadores da University of Wisconsin Medical School em Madison pediram a 15 pacientes, que já mostravam sinais clínicos de doença cardiovascular, incluindo artérias entupidas, que bebessem diariamente um copo de suco de uva. Após 14 dias, os testes sanguíneos revelaram que a oxidação nesse pacientes estava significativamente reduzida. E imagens de ultrassonografia mostraram mudanças nas paredes das artérias, indicando que o sangue tinha fluído mais livremente.

"Com o suco de uva, pode-se beber bastante para obter os benefícios sem se preocupar em ficar intoxicado." Dizem os autores. Nos últimos anos, os estudos sugeriram que o vinho tinto e os flavonoides encontrados na cerveja preta podem estimular o bom colesterol e evitar o coágulo sanguíneo. Ainda assim a maioria dos médicos reluta em recomendar o álcool, por temer que seja usado como desculpa para beber demais.

A evolução dos estudos neste sentido acreditam que antioxidantes do suco de uva permanecem no corpo por mais tempo do que os do vinho. Recente artigo científico editado em  janeiro de 2000 pela revista American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o antioxidante presente no suco de uva permanecia no sangue por mais de 4 horas depois de bebido pelos voluntários.

Comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, também não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonoides que as uvas pretas e rosadas têm.

Dica: Se o suco de uva ficar doce demais, adicione um pouco de suco de limão para abrandar a doçura.

 

Andréa Abdala Frank
Nutricionista
,
 Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ
Artigo publicado, originalmente,
na Revista Rio Total, em 30/07/2005.