O período de safra da mostrada é janeiro, feve-reiro e de julho a novem-bro.

 



 

 

     23 de julho, 2005
---

Mostarda

mostarda


A mostarda é uma verdura que tem alto valor nutritivo. É rica em Cálcio, Fósforo e Ferro e em vitaminas A e do Complexo B, principalmente B1, B2 e B5 (Niacina).

O Cálcio e o Fósforo são minerais importantes para formação dos ossos e dentes, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. O Ferro faz parte da formação do sangue e do sistema produtor de energia.
mostarda, riototal
As vitaminas do Complexo B têm como funções evitar problemas de pele, auxiliar o crescimento, estimular o apetite e facilitar a digestão. A vitamina A é importante para a boa visão, pele e mucosa, evitando infecções.

A mostarda contém ainda grande quantidade de fibras (celulose), importantes para o bom funcionamento do aparelho digestivo, uma vez que promovem a regularidade intestinal.

Para melhor aproveitar os seus nutrientes, pode ser consumida crua, bem picadinha, em saladas, cozidas, ou em sopa.

Por não ter muitas calorias é recomendada para pessoas que desejam manter ou reduzir o peso.

A mostarda deve ser conservada em geladeira, embrulhada em papel ou saco plástico, onde pode permanecer de 5 a 7 dias.

Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro e fevereiro.

Cem gramas de mostarda fornecem 31 calorias.

Conhecida pelo seu sabor amargo, apresenta folhas parecidas com as folhas dos brócolis, tanto no tamanho como na forma. Uma forma fácil de reconhecer a mostarda é pela presença de suas flores amarelas. Elas são pequenas e nascem da haste principal da planta.

Cozida ou crua, a mostarda é um excelente acompanhamento para as refeições nas quais são servidos pratos mais pesados. No entanto, não é recomendável misturar a mostarda com outras verduras ou pratos de sabor delicado, porque seu sabor muito forte acaba se sobrepondo ao sabor dos outros alimentos.

Nas feiras livres e supermercados é fácil encontrar mostarda em maços. Quando está em boas condições para o consumo, ela tem um aspecto fresco e tenro e suas folhas não estão amareladas nem murchas.

 

 




Direção e Editoria
Irene Serra