Ano 18 - Semana 889

 

Andréa A. Frank é nutricio-nistaprof. do Instituto de Nutrição da UFRJ.


Leia, também, sobre este assunto em:
 Iogurte e Companhia I.






 

 

       25 de abril, 2014
---

Iogurte e Companhia - II


Andréa Abdala Frank

 

iogurte, riototal

Além dos benefícios citados anteriormente, o iogurte é um excelente alimento para as crianças em fase de crescimento como também para adultos e idosos visando a manutenção de cálcio no tecido ósseo.

O cálcio presente em sua composição é considerado como o de melhor aproveitamento pelo organismo por se apresentar na forma de lactato de cálcio. Sabe-se que o cálcio extraído da casca do ovo ou mesmo aquele presente nas ostras são absorvidos em menor proporção, podendo ser de menor eficiência no combate a osteoporose.

Outro atributo importante do iogurte é a sua fácil digestão.

A caseína, proteína do leite e derivados, é facilmente degradada em aminoácidos pelo suco gástrico e disponível para a absorção. Dizem os especialistas que a digestibilidade do iogurte é ainda maior e melhor do que a do leite in natura. Quando acrescido de frutas e cereais o iogurte pode ser consumido por pessoas com problemas digestivos. Com isso se desfaz o mito de que o iogurte deva ser contra-indicado às pessoas acometidas por úlceras gástricas ou gastrite.

iogurte, riototalEmbora seja comum encontrarmos idosos queixando-se de flatulência, elevada produção de gases intestinais, o iogurte é um alimento que não deve ser desprezado totalmente visto ser considerado um alimento completo, contendo proteínas de alto valor biológico e cálcio de boa qualidade. Nesse caso outros recursos alimentares devem ser adotados com ajuda do profissional nutricionista. Normalmente atribui-se à lactose, o açúcar do leite, a formação desses gases, contudo apenas 30% da lactose natural do leite permanece no iogurte após a fermentação biológica prevista na fabricação.

Para aqueles com restrição alimentar em gorduras e colesterol aconselha-se usar o iogurte desnatado. A única diferença entre o iogurte desnatado e o convencional é observada na consistência do produto. O sabor e o valor nutritivo permanecem inalterados.

Compondo o valor nutricional do alimento vale ressaltar que os lactobacilos presentes no iogurte garantem bom suprimento de vitaminas do complexo B e vitamina A. Dentre as funções estão: integrantes do metabolismo energético, essencialidade na síntese e saúde dos glóbulos vermelhos e sangue e estabilidade da visão.
 

Potencial Nutritivo do Iogurte em 100 gramas do alimento:
_______________________________________________

Nutrientes         Produto Integral    Produto Desnatado

Vitamina A              140UI                     70UI
Vitamina B1              30mcg                  42mcg
Vitamina B2         
     100mcg                200mcg
Cálcio                       72mg                  64mg    
________________________________________________

 
 

Andréa Abdala Frank
Nutricionista
,
 Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ 
Publicado no RT em 24 de setembro, 2005.

 

 




Direção e Editoria
Irene Serra