Ano 18 - Semana 889

 




 

 

  25 de abril, 2014
---

Abóbora
 

abóboraO uso de sementes de abóbora na medicina chinesa data do século XVII. As sementes são retiradas dos frutos completamente maduros e postas a secar rapidamente ao sol.

Contêm até 50% de óleo, albuminas, um glicosídeo - a cucurbitina - uma resina, minerais, especialmente zinco que é útil no tratamento da próstata aumentada e outras substâncias ainda desconhecidas.

Continuam a ser um meio de combate sempre atual contra os parasitas intestinais.  As sementes são consumidas cruas, sem casca, na dosagem de 200 a 250 sementes para adultos e de 50 a 100 sementes para crianças. Não provocam qualquer efeito irritante secundário. 

Cozida em água, e comida durante alguns dias, é útil contra a bronquite. Suas sementes, torradas ou cozidas, são recomendadas por suas propriedades purgativas, e mastigadas em jejum, durante vários dias, são poderoso vermífugo.

Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.

Várias espécies diferentes do gênero Cucurbita são conhecidas como abóboras.
abóbora
A Cucurbita maxima (abóbora-moranga ou jerimum) é originária do Peru e chegou à Europa depois da conquista espanhola em 1532. 
Planta rasteira com folhas arredondadas verdes, sem manchas,  semelhantes às da abóbora rasteira. O pedúnculo do fruto é esponjoso, cilíndrico e não se abre ao atingir o fruto. Flores amarelas aparecem no verão e são seguidas de frutos carnosos que, quando maduros, podem ser de cor verde, amarela, laranja, ou vermelha, e cheios de sementes brancas.

Moranga exportação (fruto com casca alaranjada e polpa amarela); moranga Coroa IAC (fruto com casca cinzenta e polpa amarela) são variedades comerciais. 

Planta própria de climas quentes, requer temperaturas entre 20ºC e 27ºC,  é sensível ao frio (abaixo de 10ºC) e a geadas.

Também conhecidas como abóboras são a Cucurbita moschata, que pode ter-se originado no México, mas era conhecida há 5.000 anos nas Américas do Sul e Norte, e a Cucurbita pepo que é mexicana de origem, mas cresce na América do Norte meridional há mais de 8.000 anos (chamada de abóbora-porqueira, é a abobrinha verde). 

A época de safra da abóbora japonesa e da abóbora moranga é de janeiro a agosto, quando encontramos os melhores exemplares e preço mais acessível.
 

Usos das Morangas:
Polpa do fruto - rica em vitaminas e sais minerais de fácil digestão é usada no preparo de doces, sopas, refogados, suflês, nhoques, pães, bolos, purês, sorvetes; compõe, bem, cozidos, feijoadas, assados. Crua, ralada, constitui saladas leves e saborosas.
Brotos - refogados são boa fonte de ferro (para sangue, músculos, ossos e cérebro).
Folhas - (cambuquira): parte mais rica da aboboreira; refogadas são colocadas em sopas e caldos.
Sementes - riquíssimas em ferro podem ser consumidas tostadinhas - ao forno e temperada com sal - como aperitivo.
Flores - podem ser servidas à milanesa ou rechear omeletes.

 

RECEITAS

sopa creme de abóbora

brotos de abóbora

doce de banana com abóbora

SOPA CREME de ABÓBORA com REQUEIJÃO CREMOSO BROTOS de ABÓBORA DOCE DE BANANA
com ABÓBORA

 

Artigo publicado, anteriormente, em 21 de janeiro, 2006.

 




Direção e Editoria
Irene Serra