Ano 11 - Semana 543

 



 

       25 de agosto, 2007
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Alimentação saudável
nutrientes



nutrientes Uma alimentação saudável é importante para a nossa saúde, pois influencia:
- Na aparência pessoal
- No equilíbrio emocional
- Na prevenção de doenças como anemias e desnutrição
- No tratamento de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto e obesidade


O hábito da alimentação é influenciado por fatores como:

Família – as crianças procuram imitar e seguir o exemplo dos pais e das pessoas mais velhas.
Propaganda – com seu poder de atração, a propaganda acaba influenciando as pessoas na compra de produtos, muitas vezes desnecessários.
Moda – novas dietas são publicadas diariamente em jornais e revistas ou indicadas por amigos. Essas dietas podem ser prejudiciais à saúde
Conhecimento adquirido ao longo da vida - é através de informações que podemos avaliar e corrigir falhas na nossa alimentação e de nossa família.

A alimentação deve ser racional e equilibrada, contendo alimentos que forneçam quantidades suficientes de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.


MAS AFINAL, O QUE É ALIMENTO?

É toda substância consumida, digerida e aproveitada pelo corpo humano. A maçã, por exemplo, é um alimento.


O QUE SÃO NUTRIENTES?
São as substâncias encontradas nos alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Cada uma dessas substâncias possui uma função específica do organismo.
A maçã por exemplo, contém principalmente hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais.


PARA QUE SERVEM OS NUTRIENTES?
Proteínas
Constroem e conservam o organismo. São chamadas também de construtores, como os tijolos de uma casa.
Hidratos de carbono
Fornecem energia para o corpo, por isso são chamados também de energéticos.
Gorduras
Além de fornecerem energia, ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K através do organismo.
Vitaminas e sais minerais
São chamados de reguladores, pois ajudam no bom funcionamento do organismo, como uma chave de fenda que ajuda na regulagem das engrenagens de uma máquina.
Vitaminas: A, B1, B2, C, D, E, K e outras.
Sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, iodo, sódio, potássio, magnésio e outros.
Água
Hidrata o organismo e transporta os nutrientes. Você sabia que 60% do corpo humano é composto de água e que um indivíduo adulto precisa tomar, mais ou menos, 2 litros de água por dia?
Fibras
Auxiliam o bom funcionamento intestinal e na prevenção e tratamento do colesterol elevado.


Lembre-se:
Não existe nenhum alimento que, sozinho, contenha todos os nutrientes necessários ao organismo. Por isso devemos ter sempre uma alimentação variada.
Uma maneira prática de selecionar corretamente os alimentos e equilibrar nossa alimentação é utilizar a RODA DOS ALIMENTOS


COMO UTILIZAR A RODA DOS ALIMENTOS?
Escolha pelo menos um alimento de cada grupo nas refeições principais. Por exemplo:

Café da manhã: pão, margarina, leite, laranja.

Almoço:
macarronada, frango assado, salada de alface com tomate, melancia.

Lanche: nos intervalos das refeições, dê preferência aos alimentos reguladores ou construtores como: sucos, queijos, frutas ou leite.

Jantar: arroz, feijão, bife acebolado, escarola refogada, mamão.


Agora que já sabemos como realizar uma refeição equilibrada, é importante também saber como comprar e preparar os alimentos corretamente:

- Procure comprar sempre verduras, legumes e frutas da época, assim você garante a qualidade e o preço mais barato.

- Compre sempre em locais que obedeçam às normas de higiene e conservação dos alimentos. Faça uma lista antes de ir às compras. Observe os prazos de validade e preços. Só compre o necessário, mesmo nas promoções.

- Conserve o valor nutritivo dos alimentos: cozinhe os legumes com a casca, rapidamente e com uma quantidade pequena de água. Não é necessário cozinhar em água os alimentos que serão refogados, assim você evita a perda de nutrientes durante a fervura.

- Evite colocar bicarbonato de sódio nas verduras, ele destrói algumas vitaminas e sais minerais, diminuindo o valor nutritivo dos alimentos.

- Use sua criatividade para preparar pratos e procure evitar a monotonia, combinando cores, consistências e sabores. Aproveite alimentos não convencionais (talos, folhas,...).

InCor

 




Direção e Editoria - Irene Serra
Webdesigner - Luiz Carlos Guedes