Ano 11 - Semana 547


 



 

   22 de setembro de 2007
---

Espinafre


espinafre
Acrescentar generosas porções de espinafre - rico em ácido fólico - às  refeições diárias pode ser uma cautela a mais em favor do bom desempenho do  coração. Baseada nesta recomendação, fundamentada em pesquisas publicadas no  respeitado The New England Journal of Medicine, a FDA, órgão que regula  remédios e alimentos nos Estados Unidos, determinou que os produtos derivados de cereais fossem enriquecidos de ácido fólico. É que as proteínas alimentares (entre elas estão os cereais) podem provocar o aumento de  gordura no sangue - se forem administradas em excesso. Aí entra o ácido  fólico - ele tem propriedades que cortam os efeitos desse excesso. 

0 espinafre é considerado uma das verduras mais ricas e nutritivas. Esse valor é tão grande que chegou a ser divulgado em histórias em quadrinhos, como o marinheiro Popeye que come espinafre quando precisa de uma dose extra de força.

Há dois tipos de espinafre: o mais comum, de folhas pequenas e arredondadas, e o espinafre-da-holanda, de folhas grandes e espessas. Ambas são brilhantes e de cor verde-escuro.

O espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A. Embora também tenha vitamina C, não pode ser considerado uma boa fonte desta vitamina, pois ela desaparece durante o cozimento. Possui poucas calorias e por isso é recomendado em regimes de emagrecimento. Ele tem apenas uma contra-indicação: como é laxativo e estimulante da secreção gástrica, não é aconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera estomacal.

Ao comprar espinafre, prefira o que tem folhas frescas, de cor verde-escuro brilhante, tenras, limpas e sem marcas de insetos. Os maços que tiverem folhas murchas, amareladas ou machucadas não devem ser comprados. Como outras verduras, o espinafre contém muita água, razão pela qual se reduz muito depois de cozido. Por isso, é preciso 1 kg de espinafre (mais ou menos 2 maços) para 4 pessoas. Como as outras verduras, o espinafre deve ser consumido logo após a colheita, pois ele se deteriora com facilidade. Se quiser conservá-lo por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta da geladeira. Ele pode ser congelado, mas para isso precisa ser preparado de acordo com um método especial para congelamento.

 

Receitas com espinafre

Sopa de Talo de Espinafre

Panquecas de Espinafre

Patê de Espinafre

 





Direção e Editoria - Irene Serra