Ano 15 - Semana 771

 



 

         20 de janeiro, 2012
---

Linhaça, aveia e castanha-do-pará
alimentos poderosos para sua saúde

Cada um possui suas particularidades e juntos representam
um trio aliado e poderoso para seu bem estar

Linhaça, aveia e castanha-do-Pará se encontram no grupo dos alimentos funcionais, alimentos que possuem um efeito benéfico sobre uma ou várias funções específicas do organismo que melhoram o estado de saúde ou reduzem o risco de alguma doença, além das funções nutricionais em sua alimentação.


Linhaça

Linhaça, riototalA  linhaça é um alimento vegetal único que oferece benefícios potenciais para a saúde cardiovascular por ser fonte importante de ácido a-linolênico (ômega 3) e a maior fonte aimentar de lignanas, uma classe de fitoestrógenos. O teor de ácido a-linolênico na linhaça (57%) é maior do que em qualquer outra semente oleaginosa. O teor de lignana na linhaça é 800 vezes maior do que em outros 66 alimentos vegetais avaliados.
Em estudo randomizado, duplo-cego e cruzado, comprovou-se que a ingestão de bolinhos e pães contendo 38 gramas de linhaça ou sementes de girassol, por seis semanas, foi suficiente para efetuar uma redução significante de colesterol (6,9%) e LDL-c (5,5%), em 38 mulheres hipercolesterôlemicas no climatério.

Segundo Liliana Bricarello, membro do Departamento de Nutrição da SOCESP, outras pesquisas clínicas serão necessárias para confirmar os benefícios cardiovasculares e os elementos fisiologicamente ativos da linhaça.

Existem dois tipos de linhaça a marrom e a dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, e as douradas são plantadas em regiões frias como o norte dos Estados Unidos e o Canadá. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica, portanto, a concentração de lignanas na semente dourada é superior a encontrada na semente marrom.

A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira, por isso, ela deve ser triturada na hora de consumi-la.


Aveia
Considerada um alimento rico em fibras solúveis (betaglucana), retarda o esvaziamento do estômago proporcionando maior tempo de saciedade, ajuda no controle da glicemia (açúcar no sangue), reduz os níveis de colesterol no sangue e  o risco do câncer de intestino.

 

Castanha-do-Pará
Castanha-do-pará, riototalÉ um alimento rico em gorduras benéficas: as monoinsaturadas (abundantes também no azeite) e as poliinsaturadas (encontradas nos peixes), aliada do coração, ajuda a baixar o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. O alimento também possui selênio que é considerado importante mineral na prevenção do envelhecimento, câncer de mama e próstata.

Para quem não tem tempo, o café da manhã é uma boa opção para consumir a aveia e a linhaça, a castanha-do-pará pode ser levada ao escritório, ao consultório ou a qualquer lugar para ser consumida no decorrer do dia.

Os alimentos devem ser consumidos com freqüência para que possam resultar em seus benefícios; deve-se estabelecer uma rotina de consumo, afirma a nutricionista Angela Perrone.

Não exagere na quantidade do alimento, pois em exagero, nada faz bem, ou procure o especialista para uma orientação.

 

Sugestão de consumo:

 

 

Alimento

Sugestão de Consumo

Recomendação

Linhaça

Triturada no leite, no iogurte, na salada, com frutas, ou para enriquecer preparações salgadas
(exemplo: arroz com linhaça, pães e bolos)

2 colheres
 sopa/dia

Aveia

Com frutas, batida com leite ou iogurte

40 a 60g/ dia

Castanha-do-Pará

Picadinha no iogurte, triturada para a salada de frutas ou sozinha

5-6 unidades/ dia

 

 

 




Direção e Editoria - Irene Serra