Ano 11 - Semana 537


Virtudes do Azeite:

Veja o bem que ele faz à saúde!

 

Ainda, sobre o azeite:
Azeite na Gestação
 



 

         14 de julho, 2007
---

Importância da dieta equilibrada
durante o inverno


O inverno traz consigo o friozinho e deliciosas receitas que podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL) devido ao consumo de alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável, e o azeite extra-virgem pode ser um grande aliado para alterar de forma importante a qualidade nutricional dos pratos e oferecer mais saúde.

Mesmo com os deliciosos pratos do inverno, é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma opção inteligente para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome quando preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos e azeite extra-virgem. "Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes” afirma dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração.

Estudos realizados em diversos lugares do mundo, inclusive o FDA – Food and Drug Administration – importante órgão do governo americano que regula os alimentos, comprovaram os inúmeros benefícios do azeite como um alimento funcional que possui antioxidantes capazes de prevenir doenças cardíacas, câncer e também fortalecer o sistema imunológico. No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e conseqüentemente diminui a glicose do diabético.

O hábito de uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal - fontes de gordura saturada - são capazes de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (bom colesterol), que protegem as artérias. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna este óleo mais saudável em relação aos outros.

Os benefícios do azeite: muito difundido como opção de gordura saudável na alimentação, o azeite extra-virgem, além da prevenção de doenças crônicas, tem grande benefício para as gestantes. É a gordura que mais se assemelha ao leite materno, tanto pela composição quanto pela sua digestão. Por isso, seu consumo durante a gravidez é altamente recomendado, a princípio porque auxilia no desenvolvimento do feto, na composição do tecido adiposo e na produção de prolactina, o leite materno.

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.

Para deixar o inverno mais quentinho, abaixo uma sugestão de sopa nutritiva com azeite extra-virgem:

Receita:  SOPA DE FEIJÃO FRADE À LAVRADOR


 




Direção e Editoria - Irene Serra