Ano 15 - Semana 776

 




 

       01 de março, 2012
---

A importância da nutrição
para combater a celulite

 
Os fatores que podem ocasionar ou piorar os famosos furinhos da celulite, que atingem a uma grande parcela das mulheres, já são conhecidos pela população feminina. O que muitas não sabem é que tipos de alimentos devem consumir para evitar a celulite, juntamente com uma dieta baixa em sal, gorduras trans e saturadas, sem fumo, álcool e uma rotina de exercícios. A nutricionista Angela Perrone da Clínica Carolina Ferolla (SP) relaciona alguns destes elementos poderosos no momento de atacar a celulite.

Os grupos alimentícios que combatem a celulite estão divididos em dois grupos: os essenciais e os complementares.


I) Essenciais:

Grupo da Lecitina:
Repara os tecidos fortalecendo a pele, impedindo a perda de nutrientes e água. Os principais alimentos fonte desses nutrientes são os derivados da soja (tofu, leite, carne)

Grupo das Proteínas:

Formado pelos aminoácidos que estimulam a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis pela construção dos músculos e pela firmeza da pele (carnes em geral, leite e seus derivados).



Grupo dos alimentos antioxidantes:
Os antioxidantes (presentes em frutas, verduras e legumes), atuam neutralizando os radicais livres, que são substâncias capazes de lesar as células, ajudando na melhora da aparência da pele.


Grupo Age:

Grupo dos alimentos fontes de ácidos graxos essenciais (não são produzidos pelo corpo e, portanto, precisam ser consumidos na alimentação). Estes alimentos evitam que a pele perca água garantindo sua elasticidade e integridade. Óleos de soja, canola, linhaça, as nozes, as castanhas e os peixes como salmão, cavala e a sardinha.


II) Complementares:

Glicosamina:
Melhora a aparência geral da pele e fortalece os vasos sanguíneos. Está presente na casca do camarão ou pode ser adquirido em farmácias de produtos naturais.

Antiinflamatórios: Amenizam os efeitos de inflamação que enfraquecem as defesas das células, tornando-as vítimas dos radicais livres. Estão presentes em: algumas verduras verde-escuras, frutas, nozes e castanhas.

Vitamina B: Pode ser encontrada nos alimentos integrais, leguminosas (feijão, lentilha e ervilha), produtos derivados de soja e em legumes como a batata e a cenoura.


Além de manter uma rotina de exercícios e uma dieta balanceada rica em elementos que possam ajudar a combater a celulite, a nutricionista Angela Perrone recomenda a ingestão diária de algum tipo de chá diurético como o de cavalinha.
 

 




Direção e Editoria - Irene Serra