Ano 10 - Semana 502

 




 

   11 de novembro, 2006
---

Avalie melhor o alimento que você come

Coma torresmo e evite barras de granola
 

Você sabia que alguns alimentos como torresmo e barras de chocolate que já foram condenados fazem bem à saúde e outros petiscos como barras de granola, biscoito integral e barras de flocos de arroz devem ser banidos da dieta?

De acordo com matéria publicada na revista Men's Health de outubro, uma porção de 480 g de torresmo contém zero de carboidrato, 17 gramas de proteína e apenas nove gramas de gordura, menos do que se encontra em uma porção de batatas fritas. Ainda assim, 43% da gordura do torresmo é insaturada, a mesma encontrada no óleo de oliva que é saudável. Já o cacau do chocolate é rico em flavonóides, os mesmos compostos bons para coração que são encontrados no vinho tinto e chá verde. Pesquisadores gregos descobriram que consumir 100 gramas de chocolate amargo relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue para o coração.

Por outro lado, as barras de granola ditas saudáveis possuem um tipo de xarope de milho que tem o poder de fazer o corpo transformar carboidratos em gordura. O biscoito integral e as barras de flocos de arroz também não fazem nada bem. Além de valor nutritivo baixo, elevam os níveis de açúcar no sangue.

 

 




Direção e Editoria - Irene Serra