Ano 11 - Semana 566


 

 


 

      02 de fevereiro, 2008
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Alimentação no Verão

Antes de entrar em desespero no mês de dezembro por não estar com o corpo da maneira como gostaria, comece já a cuidar da sua alimentação e da sua atividade física para não fazer feio neste verão.

Quem tem ou já teve uma trajetória não muito bem sucedida na tentativa de  eliminar peso deve começar já a se cuidar. Isso porque a maioria das pessoas sempre espera até o último momento para fazer dietas radicais ou se matar na academia em busca do corpo perfeito.
Tudo isso prejudica demais o organismo tanto com uma carga exaustiva de exercícios, como com uma alimentação super-restritiva.

Por algum motivo, as pessoas crêem que ficar em jejum ou comer uma quantidade muito pequena de alimentos irá fazer com que elas eliminem peso de forma segura, o que na verdade pode causar deficiência de nutrientes e também uma perda excessiva de massa muscular.

O mais indicado é ter uma alimentação balanceada e saudável sempre. Isso inclui o ano todo. Mas, se é difícil comer bem é também difícil emagrecer, já que os alimentos de mais baixo valor calórico são também aqueles que menos são consumidos: frutas, verduras e legumes.

É bom lembrar que uma alimentação balanceada não possui somente frutas, verduras e legumes, ela inclui ainda cereais (pão, massas, arroz etc), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja), leite e seus derivados, carnes e ovos, e consumo esporádico de gorduras e açúcar. Tudo isso em quantidades moderadas, já que todos os alimentos consumidos em excesso podem causar o ganho de peso.

O fracionamento das refeições é também uma medida importante para o emagrecimento e mudança nos hábitos alimentares.

Isso porque um maior número de refeições com quantidade pequena de alimentos favorece a saciedade e ainda estimula o metabolismo a trabalhar de forma mais ordenada. De cinco a seis refeições é o recomendado.

E para aumentar o gasto energético do organismo não deixe de praticar atividade física. Além dos benefícios cardiorespiratórios, o exercício físico aumenta a massa muscular e diminui a massa gorda do organismo, fatores importantes para quem deseja eliminar peso.

Com um emagrecimento gradativo, o organismo exerce suas funções de maneira mais equilibrada, com os nutrientes necessários ao seu funcionamento e com aumento de massa muscular que auxilia ainda em um maior gasto energético, já que o músculo é metabolicamente ativo.

Cuide da sua saúde e emagreça de forma saudável!



A Dr. Lícia Pereira é nutricionista

 

 




Direção e Editoria - Irene Serra