Ano 11 - Semana 566


 

 


 

      02 de fevereiro, 2008
---


 

Conservante e aditivo demais
em molhos para salada


A PRO TESTE Associação de Consumidores testou 10 molhos de salada à base de vinagre e 6 à base de queijo, e constatou que 9 não são muito saudáveis. Alguns têm um tipo de conservante que não deve ser consumido por crianças (benzoato de sódio), outros têm glutamato (um realçador de sabor). Cinco deles foram classificados como ruins: o Helmann’s e o Taeq à base de queijo; o Jurema, e Liza caseiro e o caseiro light, à base de vinagre.

O uso em excesso do sorbato de potássio como conservante foi o que prejudicou a avaliação do Hellmann’s Parmesão, Liza Caseiro tradicional e light, e Jurema Italian. O Taeq Caesar Light apresentou teores de glutamato monossódico acima do permitido. Trata-se de um aditivo para intensificar o sabor, e na avaliação da PRO TESTE, é uma forma de enganar o consumidor, já que mascara o uso de ingredientes de baixa qualidade, ou de matérias-primas sem gosto. Há pesquisas apontando que grandes quantidades da substância podem desencadear intoxicação alimentar.

Alguns produtos não devem ser oferecidos às crianças: Taeq Italian Light, Carrefour Italian e Liza (em suas três versões) por terem como conservante o benzoato de sódio, que, embora permitido pela legislação brasileira, se consumido em demasia pode prejudicar o organismo, principalmente infantil. Há pesquisas que apontam que, em altas doses, essa substância pode levar a hiperatividade e outro estudo aponta, ainda, a possibilidade de distúrbios de crescimento.

Mas ainda assim há boas opções no mercado para o consumidor. Entre os produtos à base de queijo, o melhor do teste foi o Good Light Parmesan, que acumula ainda o título de a escolha certa, por ter a melhor relação custo benefício – qualidade e preço. Dos produtos à base de vinagre, o melhor do teste foi o molho Uncle Bens Ervas Finas, que também acumula o título de a escolha certa.

 

PRO TESTE – Associação de Consumidores
Rio de Janeiro - Av. Lucio costa, 6420, Barra da Tijuca CEP: 22630-013
São Paulo - Rua Dr. Bacelar, 173 – cj. 52,Vila Clementino CEP: 04026-000
www.proteste.org.br

 




Direção e Editoria - Irene Serra