Ano 15 - Semana 778

 




 

    15 de março, 2012
---

Alimentação Nutracêutica e Funcional
 


alimentos nutracêuticos e funcionaisOs alimentos que contêm substâncias funcionais se consumidos regularmente podem trazer ganhos fisiológicos específicos graças à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis.
Alho, chocolate, castanhas, amendoim, linhaça, óleo de peixe, banana, acerola, abacaxi, soja e aveia são alguns exemplos que podem ser benéficos se consumidos da maneira correta e em quantidades adequadas.


Os nutracêuticos são os alimentos ou parte de alimentos que proporcionam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos projetados, os herbais e os alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas.

Por sua vez, os alimentos funcionais devem ter propriedades benéficas além das nutricionais básicas, mesmo quando apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular as funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias.

 

 




Direção e Editoria - Irene Serra