Ano 12 - Semana 656
 

Receitas com peras:
- Canapés de Gorgonzola
- Salada Primavera
- Vitamina com Maracujá
- Pera com Vinho
- Torta de Pera

- Bolo com Chocolate
- Torta com Groselhas


 




 

     31 de outubro, 2009
---

 

Pera


perasFruto muito nutritivo de sabor adocicado, é típico de regiões de clima temperado.

Entre as diversas propriedades nutricionais, as peras promovem uma rápida renovação de energia, especialmente após atividades físicas intensas. Isso porque são ricas em potássio e livres de sódio, uma combinação muito positiva para quem sofre de hipertensão, pois o potássio diminui o risco enquanto a sódio aumenta consideravelmente o problema. Além disso, o potássio é benéfico para os músculos e um aliado dos atletas.

Uma pera média possui 98 calorias, 4,8 g de fibras dietéticas, 7 mg de vitamina C, 25 g de carboidratos, 1,8 g de pectina, 7 mg  de ácido ascórbico  e 2,8 mg de potássio. Gordura saturada, colesterol e sódio não existem nesse tipo de fruta.
A pera deve ser incluída em uma das cinco porções de frutas na dieta diária por ser fonte de nutrientes específicos. Associada a outras variedades de alimentos, contribui para diferentes combinações de vitaminas e minerais.

Recentes estudos e pesquisas científicas constatam a importância de uma alimentação saudável e equilibrada na prevenção de doenças, como câncer, ataque cardíaco e diabetes. As pessoas com peso acima do ideal podem ainda desenvolver quadro de diabetes e sequer saber que são portadoras desse tipo de disfunção.

As fibras presentes em frutas, verduras, grãos e cereais são apontadas como fortes aliadas no controle de colesterol, glicemia e no bom funcionamento digestivo, contribuindo para melhorar a qualidade de vida.
A pera se destaca como uma das frutas que apresentam as mais altas taxas de fibras, além de, como já dissemos, baixas calorias e índice zero de colesterol.

Consumir frutas frescas, como as peras, é uma maneira saudável de controlar a vontade insaciável de comer doces. Uma dieta de carboidratos e fibras contribui para o melhor controle da glicemia, pois a pera madura é uma boa fonte de carboidrato.

As variedades mais conhecidas no Brasil são: pera willians, pera-d'água, pera de pé curto e pera red (casca vermelha).

variedades de peras


Alguns cuidados:

A pera de boa qualidade apresenta casca firme, fina, sem cortes, rachaduras ou manchas pardas.
Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.
Para não escurecer depois de  cortada, deve ser respingada com limão.

Ao selecionar as peras evite as com cortes ou machucados e cores marrom escuras. Selecione as que sejam levemente verdes, porque elas amadurecem mais rápido depois de colhidas. Procure por peras com casca não desbotada.
Não há necessidade de descascar a pera e sua casca é uma fonte adicional de fibras. Sempre lave todas as frutas e vegetais frescos antes de comer.

Bastante versáteis, as peras podem ser assadas ou cozidas, tornando-se saborosas sobremesas em dietas.

Excelentes no preparo de tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, também são ótimas para acompanhar queijos picantes e de sabor forte.
 

Ajuda a tratar de:
- Ânsias de vômito, cálculo renal, cistites, desnutrição, eliminação de toxinas, gota, pele cansada, pressão alta, regularização do ácido úrico, reumatismo.
- Indicada na prevenção de pressão alta.
- Anti-diarréica.
- Alimento nutritivo indicada na recuperação de doenças.


Utilidades Medicinais:
Constipação intestinal - Fazer refeições exclusivas de pera, de preferência como desjejum.
Distúrbios digestivos - Proceder como indicado em constipação intestinal.
Hipertensão arterial - Recomenda-se substituir refeições por peras e passar alguns dias só com peras, regularmente.
Inapetência - Proceder como indicado em constipação intestinal.
Doenças dos rins - Proceder como indicado em hipertensão arterial.


 

 




Direção e Editoria
Irene Serra