Ano 13 - Semana 660


 


 

 


 

      28 de novembro, 2009
---

Berinjela, a indiana dos trópicos



Originária da Índia, onde começou a ser cultivada há cerca de 4.000 anos, a berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma planta do tipo arbustivo. Pertence à mesma família do pimentão é sensível ao frio e por esse motivo se adaptou muito em regiões de clima quente e é de fácil cultivo nos trópicos.

Também cultivada há muito tempo na China, Oriente Médio e África, chegou à Europa no século XIII através dos árabes pela península Ibérica, época em que os mouros dominavam as rotas do mediterrâneo, razão pela qual a cozinha siciliana é rica neste ingrediente.

Rica em proteínas, alcalóides, minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio possui também boas quantidades de vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Segundo alguns estudos a ingestão regular da fruta - sim, a berinjela é uma fruta - ajudam na diminuição da pressão sanguínea, prevenindo doenças como a aterosclerose. Seu uso também é recomendo nos casos de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele.

De fácil digestão é nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão, problemas do fígado, do estômago e prisão de ventre.

A berinjela é encontrada no mercado durante todo o ano devido a seu cultivo em estufas. Existem vários tipos que se diferenciam pela sua cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, a mais rara é a branca. As melhores berinjelas são as de estrutura firme e casca lisa e brilhante, com cor sempre uniforme, sem manchas ou rugas.

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, no caso, a berinjela de casca roxa, pois nas outras o amargo é mais suave, corte e deixe de molho em água e vinagre por aproximadamente 15 minutos. Escorra e seque com papel absorvente.

Seu uso na gastronomia é bem variado podendo ser utilizada no preparo de pratos como: ratatouille, cozidos, cuscuz, antepastos, suflês, tortas, pães, saladas, risotos e massas. É recomendável consumir as berinjelas com casca, onde se encontra boa parte dos nutrientes.

São inúmeros os povos que elaboraram receitas deliciosas com berinjela. Os árabes desenvolveram receitas preciosas como o babaganuch, uma pasta de berinjela com molho tahine, azeite, limão e alho. Na região da Provence, na França, é ingrediente típico da ratatouille. Os gregos contemporâneos acrescentaram berinjela à receita de moussaka, vegetais em camadas, levadas ao forno com carne de carneiro e molho de queijo. Os italianos fizeram combinações fantásticas da berinjela com pimentões, tomates, azeitonas, alcaparras, queijos, orégano e manjericão criando pratos espetaculares!
 

 




Direção e Editoria - Irene Serra