Ano 16 - Semana 800


 




 

         17 de agosto, 2012
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Nutrição Relacionada ao
Fortalecimento do Cabelo


Queda do cabelo:
Mesmo que pouco freqüente, a queda dos cabelos podem estar relacionadas com uma alimentação desprovida de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vários distúrbios alimentares estão envolvidos com a queda repentina dos cabelos, como a anorexia, bulimia, dietas mirabolantes como a da Lua, dos Líquidos, grandes períodos de privação alimentar e falta de proteína animal.

A causa pode ser a ingestão excessiva de vitamina A ou uma deficiência de ferro, vitaminas do complexo B, zinco ou proteína.

A maior parte do cabelo é formada por proteína, a mesma substância encontrada nas unhas. As dietas pobres em nutrientes podem fazer com que o organismo economize suas proteínas e os fios que estavam em processo de crescimento fiquem em repouso, caindo após alguns meses.

A anemia (deficiência de ferro) pode comprometer a saúde capilar. Para obter uma alimentação saudável, o correto é seguir a pirâmide alimentar, sempre sob a orientação de um nutricionista.

O ressecamento do cabelo também é um dos fatores que estão diretamente relacionados com a desnutrição, além dos outros fatores. Deve-se procurar manter o organismo saudável para aproveitar ao máximo a riqueza nutricional proporcionada por uma alimentação balanceada.

Uma dieta balanceada é a resposta para o fortalecimento do cabelo acometido pela queda proveniente da falta de nutrientes.

Deve-se adicionar vitaminas do complexo B, pois ajudam a nutrir o couro cabeludo, encontrado na banana, batata, uva passa e cereais integrais, etc.
A vitamina A e os carotenóides, fortalecem os fios dos cabelos, pois são antioxidantes e interrompem a destruição das células capilares causadas pela oxidação e também auxiliam na regularização da oleosidade do couro cabeludo e aumentam a elasticidade do fio. São encontrados no fígado, gema de ovo, pêssego, melão, vegetais amarelos e verde-escuros, etc.
O zinco, pelo fato de que ele estimula o sistema imunológico, encontrado em carnes, frutos do mar, etc.
O ferro tem grande importância no organismo por participar da formação da hemoglobina, sua falta resulta no ressecamento, opacidade e o cabelo torna-se “sem vida”, podendo amarelar e até cair em maior quantidade. O ferro é encontrado na carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre, ervilha, brócolis e couve, leite e derivados etc.
Frutas e sucos ricos em vitamina C ajudam o organismo na sua absorção.
Além das outras funções, as proteínas são responsáveis pela estrutura, manutenção e reparo dos tecidos, são encontrados nos ovos, leite, carnes vermelhas e brancas, frutas, vegetais e grãos, etc.
Vitamina E, antioxidante, responsável por melhorar a circulação no couro cabeludo, encontradas nas sementes oleaginosas, gérmen de trigo, etc.

Deve-se evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, pois aumentam a oleosidade do couro cabeludo, e, por fim, evitar dietas drásticas sem acompanhamento médico.

 




Direção e Editoria
Irene Serra