Ano 18 - Semana 936

 

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.







 

     15 de maio, 2015
---

Endívias

As endívias, uma variedade de chicória, são cultivadas ao abrigo da luz, para que fiquem brancas, tenras e com um sabor amargo característico. Muito consumida na Europa, seu cultivo no Brasil é recente. Originária do oeste da Ásia e da Europa, na região onde hoje se situa a Bélgica, a endívia pertence à família Asterácea, portanto é próxima à alface, chicória e almeirão. É uma hortaliça de fácil digestão, rica em fibras e, como outras folhosas, é pobre em calorias. Fornece vitaminas como folato e sais minerais, em especial o potássio.

Com a sua forma afunilada, a endívia, Cichorium endivia de seu nome original, tinha suas virtudes medicinais conhecidas pelos gregos, egípcios e romanos. Chamavam-na de 'amiga do fígado'.

A endívia, como a conhecemos hoje, só apareceu no século XIX, na cave de um agricultor que tentava esconder a sua produção para assim fugir aos impostos.

Um milagre da natureza, cheio de benefícios nutricionais e dietéticos!

Sete razões para integrar este vegetal à sua alimentação:

1. A endívia acumula muitas vantagens nutricionais e é um verdadeiro concentrado de vitaminas, oligoelementos e minerais que agem sobre o crescimento e a vitalidade. Tudo isso participa também na prevenção de enúmeras doenças cardio-vasculares e alguns tipos de câncer, nomeadamente os digestivos.

2. A endívia contem:
• Potássio que tem um efeito diurético e participa ao bom funcionamento renal.
• Fósforo, contribui ao bom funcionamento do corpo de maneira geral, até à ponta dos cabelos, dentes e ossos.
• Ferro e Selénio, excelente antioxidante e eficaz na prevenção de cânceres digestivos.

3. Tem vitaminas fortificantes: C, B1, B2, PP. As vitaminas chave para ter uma boa aparência exterior. O ácido fólico que existe na vitamina B reforça o organismo das mulheres grávidas ou que querem estar. A vitamina PP age na prevençao da Alzheimer.

4. Baixa em calorias: Uma endívia de 100 gramas é um verdadeiro elixir nutricional, além dos minerais e vitaminas, ela contem 95 g de água, 2,4 g de glícidos, 1 g de proteínas e uma porção quase nula de lípidos.
Percebemos rapidamente que este tesouro alimentar pode ser eficaz para as pessoas que cuidam da linha.

5. Rica em fibras, a endívia facilita o trânsito intestinal. Com 4,5 g de fibras, por uma endívia com 100 g, ela age rapidamente sobre a saciedade e é um excelente cortador de apetite.

6. Estimula a digestão graças ao seu sabor amargo que se encontra na base. O amargo age diretamente sobre o funcionamento da vesícula biliar e contem ácidos orgânicos.

7. Todas estas qualidades anteriores, associadas à água que a endívia contem naturalmente, intervem de forma vital à limpeza completa do organismo. Os rins são purificados e o aparelho digestivo lavado. Ficará surpreendido com a sua barriga lisa.

 

Fontes: Embrapa e Petit Chef

 



Direção e Editoria
Irene Serra