Ano 10 - Semana 529

 



 

        19 de maio, 2007
---

Carrocinha do Cachorro-Quente


Andréa Abdala Frank

 

A primeira atitude que devemos tomar para a prevenção de doenças e garantia da saúde do coração é o saber selecionar os óleos e as gorduras que farão parte da nossa alimentação habitual.

Dentre as gorduras existentes nos alimentos a chamada gordura saturada, encontrada em maior quantidade nas carnes vermelhas, lingüiça, salsicha, paio, presunto, carne de porco e outros, é a responsável, dentre outros fatores, pelas lesões no músculo cardíaco e pelo entupimento das artérias, impedindo que as células e tecidos respirem normalmente.

Estudos internacionais e nacionais mostram que, em todo mundo, muitas pessoas sofrem com as conseqüências das doenças cardiovasculares, fato este que impressiona os profissionais da área da saúde.

E nós? O que podemos fazer para determos tal avanço?

Tudo! A começar pela mudança de alguns hábitos alimentares e introdução de alimentos mais saudáveis à nossa mesa, sem que com isto esqueçamos do prazer proporcionado pela alimentação.

Uma destas mudanças seria no preparo do cachorro quente. Atualmente contamos com as carnes brancas, de frango e de peru, na elaboração da salsicha. O que garante o acompanhamento do pão nosso.

Veja no quadro abaixo que as quantidades calóricas e de gorduras são menores nas carnes brancas quando comparadas à carne de boi magra e a carne de porco, mantendo, contudo, o valor biológico da proteína, seus aminoácidos essenciais e o suprimento de ferro. Altamente nutritivo.

Aliado a esta vantagem encontramos nas carnes brancas, em especial na carne de peru, menor quantidade de colesterol, ajudando-nos no controle do colesterol no sangue.

Mas, pensando desta forma, quanto de cachorro quente podemos comer quando preparado com salsicha elaborada com a carne branca?

Diz o ditado "o excesso enjoa", "mais vale um pássaro na mão do que dois voando", "os melhores perfumes estão nos menores frascos"...

VALOR NUTRICIONAL DAS CARNES

Média em 100 gramas

Calorias (Cal)

Proteína (g)

Gordura (g)

 

Carne de boi magra

123

20.3

4.6

Frango s/ pele

116

21.8

3.2

Peru s/ pele

103

23.2

1.1

Peixe, carne magra

91

17.9

2.2

Porco, carne magra

147

20.7

7.1


Invista na sua alimentação para garantir a sua saúde de hoje e de amanhã.


Fonte de consulta: 
Boletim Sadia de Cuidados Nutricionais Cardiovasculares, 1993. 

Andréa Abdala Frank
Nutricionista
,
 Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ 

 

 




Direção e Editoria
Irene Serra