Ano 16 - Semana 844

 



 

         14 de junho, 2013
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Alimentos que combatem a insônia


Para a maior parte das pessoas, o ideal é dormir de sete a oito horas por noite, mas, por diversos motivos, nem sempre isso é possível. Quem sofre de insônia (estima-se que duas em cada dez pessoas no mundo)  sabe o tormento que é tentar descansar e o sono nunca aparecer. É um mal que prejudica a saúde física e mental. Uma estratégia para driblar essa dificuldade é mudar os hábitos alimentares. Há alimentos que colaboram para a redução dos níveis dos hormônios ligados ao estresse e, consequentemente, podem ajudar a pessoa a dormir.

O que comer?

1 - Banana para espantar a irritação e relaxar
Essa fruta é rica em triptofano, substância que ajuda o organismo a produzir serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar.

2 - Laranja para diminuir o estresse
A vitamina C presente nas frutas cítricas é auxiliar na redução dos níveis de cortisol, hormônio que está relacionado ao estresse. Fique à vontade para trocar a laranja por abacaxi, acerola, kiwi...

3 - Peixe para controlar a ansiedade
Carnes magras, principalmente peixe, contêm um aminoácido chamado taurina. Ele estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse. É comum encontrar essa substância em energéticos; daí as pessoas acharem que é estimulante. Mas, na verdade, a taurina ajuda a controlar a ansiedade e a tensão.

4 - Espinafre contra o baixo-astral
Além de ser outra fonte de taurina, a verdura é rica em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Ela tem poder antidepressivo, o que colabora para uma boa noite de sono. Cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras podem substituir o espinafre.

5 - Amêndoa para um sono profundo
Também é uma fonte de triptofano, que aumenta a produção dos hormônios ligados ao bem-estar, e é rica em zinco, magnésio, cobre e ferro, minerais que combatem a insônia e promovem um sono restaurador.

6 - Maracujá para acalmar
Além de ser rico em vitamina C, é um calmante natural. Tome sucos durante o dia e, antes de dormir, tome um chá bem quente, o que lhe dará uma sensação de conforto.


OUTROS CUIDADOS
- Tente se levantar e ir para a cama todos os dias no mesmo horário.
- Só vá se deitar quando estiver com sono. Ficar se revirando na cama só deixa a pessoa mais ansiosa por não conseguir dormir.
- Não deixe aparelhos eletrônicos ligados no quarto. Nada de ver TV, usar o computador ou celular antes de pegar no sono.
- Pratique atividades físicas sempre de manhã e duas vezes por semana, pelo menos.
- Inclua arroz, pão integral, leite, nozes e lentilha na alimentação. Esses alimentos também ajudam a reduzir a ansiedade.
- À noite, evite tomar café ou bebidas alcoólicas ou comer chocolate. Eles têm propriedades estimulantes, que atrapalham o sono. Não coma carnes vermelhas no jantar, pois sua digestão é mais demorada.
 

Baseado em artigo do Ciclo Vivo

 


 




Direção e Editoria
Irene Serra