Ano 10 - Semana 518




 

         03 de março, 2007
---


 

Poissons en Coquilles
(Peixe na concha)



poissons en coquilles
Ingredientes:
- ½ kg de filés de pescada 
- 300 g de camarões
- 700 g de mariscos 
- 30 g de manteiga ou margarina 
- 300 g de cogumelos frescos ou 1 lata de palmito 
- 4 tomares maduros 
- 1 cebola
- 1 colher (de sopa) de salsa picada
- vinho branco seco 
- 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo 
- leite 
- óleo 
- 1 limão 
- pimenta-do-reino 
- sal


Modo de preparar:
Se usar cogumelos, limpe-os, corte em fatias e deixe de molho em água com limão. Lave e raspe ou escove bem os mariscos. Leve ao fogo numa panela e, conforme forem abrindo, retire os moluscos e reserve. Coe a água que ficou na panela e reserve também. 
Tire a pele dos tomates, corte, reserve algumas fatias e passe os tomates restantes pela peneira ou liquidificador. 
Tire as cascas dos camarões e e limpe-os bem. Pique a cebola e refogue-a em 4 colheres (de sopa) de óleo. Junte os cogumelos picados, deixe refogar um pouco e acrescente a massa dos tomates, os filés de peixe, os camarões e os mariscos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de vinho branco seco. Cozinhe durante 10 ou 15 minutos. Adicione então a salsa picada. 
Retire os filés de peixe do molho. Engrosse esse molho com a farinha de trigo misturada com a manteiga ou margarina e a água dos mariscos que ficou reservada. Mexa e junte leite suficiente para obter um molho consistente. 
A seguir, corte os camarões e os mariscos em pedacinhos e pique os filés de peixe muito bem picados. Distribua essa mistura em conchas (ou pequenas formas refratárias, caso não tenha as conchas), cubra com o molho e decore com fatias de tomate que ficaram reservadas. Leve ao forno para gratinar.



  Serve 4 porções.

 

 




Direção e Editoria
Irene Serra