Ano 10 - Semana 527

 



 

          05 de maio, 2007
---

Charlotte Russa à Celidônio

charlotte
Ingredientes:
-
½ litro de leite 
- 250 g de açúcar
- 6 folhas de gelatina branca
- 6 ovos
- fava de baunilha (ou essência)
- 250 g de creme de leite batido
- biscoitos tipo palito francês que bastem
- 1 vidro de geléia de morango 


Modo de preparar:
Derreta a gelatina em ½ xícara de água fervendo. Coloque o leite para ferver, perfumado com ½ fava de baunilha (que poderá ser reaproveitada depois) ou com gotas de essência de baunilha. 
Bata as gemas com o açúcar como para gemada, até branquear um pouco. 

Despeje o leite fervendo sobre as gemas batidas, mexendo sem parar até misturar bem. Volte essa mistura para a panela do leite e leve novamente ao fogo  baixo  para cozinhar, mas sem deixar ferver. (Caso contrário, os ovos endurecerão, separando-se do leite.) O ideal é cozinhar em banho-maria, que evitará esse risco. Junte a gelatina e passe tudo por uma peneira. 

Passe para uma vasilha e leve à geladeira. Quando começar a endurecer um pouco, junte o creme de leite batido e as seis claras em neve. Misture tudo muito bem para colocar na fôrma. 

Prepare a fôrma, que pode ser de vidro, metal ou plástico, porque não vai ao forno, só à geladeira: unte com a geléia de morango e coloque em toda a volta, em pé e bem juntos um ao lado do outro, os biscoitos palitos franceses, com a parte abaulada para fora. Acrescente a mistura e leve à geladeira, de preferência de véspera, só desenformando na hora de servir. 


Nota: A geléia poderá ser a de sua preferência.  

 

Colaboração de Marcia Araújo
 

 

 




Direção e Editoria - Irene Serra