Ano 9 - Semana 452
 




 

 

    26 de novembro, 2005
---

Frango Algárvio
(com arroz)



Ingredientes:
-
250 g de arroz
- 400 g de peito de frango (ou galinha)
- 1 cebola
- 1 pau de canela pequeno
- 1 colher de sopa de pistaches
- 1 colher de sopa de amêndoas peladas
- duas pitadas de açafrão
 - 6 grãos de cardamomo
- 2 cravos
- duas pitadas de gengibre ralado
- uma pitada de curcuma (açafrão da Índia)
- uma pitada de cominho em pó
- 2 pés de coentros
- azeite, salsa e sal


Modo de preparar:
Corte o peito do frango em cubos e pique a cebola. Ponha o açafrão numa caçarola pequena e cubra-o com 2 dl (= 1 xícara) de água quente. Ferva os pistaches e torre as amêndoas.
Numa caçarola grande aqueça o azeite e junte a cebola, o gengibre, a curcuma e o cominho. Deixe cozinhar durante dois minutos. Acrescente a carne, tempere com sal, e cozinhe mais 10 minutos.
Lave o arroz e deixe-o escorrer. Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa caçarola e junte-lhe a canela, os cravos e o arroz. Frite o arroz durante cerca de 3 minutos e depois, com muito cuidado, adicione um copo de água temperada com sal.
Coloque numa forma grande metade do arroz e regue-o com metade da água de açafrão. Depois junte os cubos de carne, algumas folhas de coentros e salsa picados finamente.
Cubra com o resto do arroz, regue-o com o resto da água de açafrão, acrescente o caldo do cozimento do frango e cerca de 2 dl de água. Tampe e leve ao forno, aquecido previamente a uma temperatura de 180º C. (forno médio) até o arroz ficar cozido e ter absorvido todo o líquido (cerca de 30 minutos).
Sirva o arroz na própria forma ou distribua-o por pratos individuais, guarnecendo-o com as amêndoas torradas, os pistaches e salsa picada finamente.



Tempo de preparação: 10 minutos.
Tempo de cozimento: 45 minutos.


  Serve 4 pessoas.

 




Direção e Editoria - Irene Serra