Ano 9 - Semana 453
 

Veja aqui a receita do Molho de Alho Francês que acompanha os Bolinhos Fritos de Arroz.

 




 

 

    03 de dezembro, 2005
---

Bolinhos Fritos de Arroz


Bolinhos de arriz - Riototal
Ingredientes: 

- 50g de manteiga
- 450g de cebolas
- 5 colheres (de sopa) de óleo
- 2 dentes de alho esmagado
- 450g de
cenouras
- 175g de arroz agulha
- 1,5 dl de vinho branco
- 4,5 dl de caldo de vegetais quentes
- 75g de queijo parmesão ralado
- 25g de queijo gruyère ralado
- 2 colheres (de sopa) de salsa picada
- 75g de avelãs picadas


Modo de preparar:
Aqueça 25 g de manteiga numa caçarola. Junte a cebola picada grosseiramente, tampe e leve a refogar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até alourar bem (cerca de 20 minutos).
Aqueça 2 colheres de sopa de óleo, juntamente com o resto de manteiga, numa caçarola grande, e frite o alho, durante 1 minuto. Junte as cenouras descascadas e cortadas em pedacinhos e leve ao fogo durante 2 a 3 minutos. Acrescente o arroz e deixe cozinhar durante 2 minutos.
Acrescente o vinho e o caldo de vegetais e mexa bem até o líquido evaporar, o que levará cerca de 25 minutos. O arroz deve ficar com um pouco de caldo.
Misture 25g de queijo parmesão. Retire do fogo, junte a cebola, deixe esfriar e leve à geladeira durante 4 horas ou, de preferência, de um dia para o outro.
Adicione o queijo gruyère, a salsa e as avelãs à mistura de arroz frio e misture bem. Comprima a mistura com as mãos, divida 12 bolas e achate-as, dando-lhes uma forma circular.
Junte o resto do queijo parmesão com o resto das avelãs e envolva os bolinhos com esta mistura. Leve de novo à geladeira, pelo menos durante uma hora.
Aqueça o resto do óleo numa frigideira anti-aderente e frite os bolinhos até ficarem dourados (3 a 4 minutos de cada lado).
Se se desfizerem, componha-os com uma espátula.
Sirva de imediato com molho de alho francês e cenourinhas cozidas.
 


Dá para
para 12 bolinhos.
 

 




Direção e Editoria - Irene Serra
 

 




Direção e Editoria
Irene Serra