Ano 9 - Semana 455
 

O "mincemeat" é uma mistura, geralmente, de frutos secos (nozes, amêndoas, etc), passas (de uva, de figo, etc), cascas de frutas (laranja, maçã, etc), açúcar em calda e, muitas vezes, brandy.




 

 

  17 de dezembro, 2005
---

Torta à Minerva

Torta à Minerva

Ingredientes:
- 350 g de massa de torta congelada
- 450 g de "mincemeat"
- raspa de 1 laranja
- raspa de 1 limão
- 2 colheres (de sopa) de Grand Marnier
- 1 ovo batido  (para envernizar)



Modo de preparar:
Deixe descongelar a massa à temperatura ambiente. Estenda 300g de massa e forre com ela uma forma de torta de fundo removível, com cerca de 20 centímetros de diâmetro. Pique a base com um garfo e leve à geladeira durante 1 hora.
Aqueça previamente o forno a uma temperatura de 190ºC. (forno médio). Coloque o "mincemeat" numa taça e junte-lhe a raspa de laranja e limão e o Grand Marnier. Deite esta mistura sobre a massa de torta e envernize a superfície com o ovo batido.
Com o resto da massa faça umas tiras, entrecruze-as sobre a superfície da torta e envernize-as. Leve ao forno até ficar dourada (cerca de 25 minutos). Sirva quente ou fria, acompanhada com creme chantili.

Nota: o "mincemeat" consiste numa mistura que geralmente dispõe de frutos secos (nozes, amêndoas, etc), passas (de uva, de figo, etc), cascas de frutas (laranja, maçã, etc), açúcar em calda e, muitas vezes, brandy. Encontra-se à venda em supermercados e outros estabelecimentos de produtos alimentares, mantendo o seu nome inglês. Também há variedades que incluem carne picada.

 

  Serve 8 porções.
     Tempo de preparação: 15 minutos (mais a refrigeração)
     Tempo de cozimento: 25 minutos.

 





Direção e Editoria - Irene Serra