Ano 10 - Semana 498
 

O prato é de João Paulo Vieira, Chef Executivo do Hotel Convento do Carmo, cinco estrelas localizado no topo do Pelourinho, em Salvador na Bahia.




 

     14 de outubro, 2006
---

Sopa de Tomate com Figos e Presunto
à moda de Évora

 
sopa de tomate com figoIngredientes:   
-
100 ml de azeite
- 200g de toucinho cortado em tiras
- 2 cebolas
- 5 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher (de chá) de orégano
- 1 colher (de sopa) de açúcar
- 1,5kg de tomate enlatado em pedaços
- 1,5 litro de água
- sal a gosto
- figo enlatado para acompanhar a sopa
- presunto Parma para decorar


Modo de preparar:
No azeite, frite o toucinho cortado em tiras.
Retire o toucinho depois de frito e faça um refogado com as cebolas e alho picados, a folha de louro, o orégano e o açúcar.
Junte a água fervendo ao tomate enlatado aos pedaços e sem pele. Mexa para apurar e em seguida triture. Tempere com sal e retifique o açúcar.
Sirva com pedaços de figo enlatado e presunto cru e decore a gosto.
 


 

Alimentos enlatados podem se transformar em pratos sofisticados e saudáveis

Engenheiros de alimentos e nutricionistas já vêm quebrando os tabus de que os alimentos enlatados não são saudáveis. Agora é a vez dos chefs de cozinha mostrarem que eles podem, sim, ser o ingrediente principal de receitas saborosas e sofisticadas. Basta abrir uma lata, juntar outros ingredientes e o consumidor pode levar os alimentos mais saudáveis direto para pratos com cara de gourmet.

Até pouco tempo atrás ainda era comum ouvir dizer que alimentos enlatados eram inimigos de uma dieta saudável. Hoje já se sabe que o processo industrial do envase de comida em latas de aço eleva os alimentos a altíssimas temperaturas, suficientes para matar todos os microorganismos nocivos ao ser humano e mantém o conteúdo esterilizado durante toda a sua vida útil, até o momento da abertura da lata. Além disso, a lata protege os alimentos contra a ação da luz, oxigênio e água.

João Paulo Vieira, Chef Executivo do Hotel Convento do Carmo, cinco estrelas localizado no topo do Pelourinho, em Salvador, Bahia, é um dos fãs da lata. “Sei que dentro da lata vou encontrar um alimento bem conservado e saudável. Além de ser prático, ele pode ser utilizado na criação de pratos sofisticados e saborosos”, diz o chef. Vindo de Portugal, João Paulo está no Brasil há um ano e já conquistou os brasileiros com a genuína culinária portuguesa. A pedido da Abeaço Notícias, o chef preparou uma Sopa de Tomate com Figos e Presunto Cru à moda de Évora. “Esta sopa é muito apreciada no Alentejo, na zona de Évora”, garante.

A Associação Brasileira da Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 para fortalecer o mercado de embalagem de aço e dar suporte técnico e mercadológico a seus fabricantes. A entidade também busca aproximar interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções, produtos e negócios para os seus associados, no Brasil e no exterior.

 




Direção e Editoria
Irene Serra