Ano 11 - Semana 537


A escarola era conhecida e consumida pelos antigos egípcios, gregos e roma-nos. Tal como ocorreu com numerosas verduras e hortaliças, a escarola teve inicialmente uma utilização mais medicinal que culinária. Mas na literatura egípcia existem referências ao consumo desta verdura tanto cozida como crua, em saladas.
A sua introdução na Europa data do século XIII.

 



 

         14 de julho, 2007
---

Pão de Escarola e Lingüiça

Pão de escarola e lingüiça
Ingredientes da massa:
- 3 tabletes de fermento biológico (45g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- meia xícara (chá) de leite morno
- 4½ xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
- 1 ovo
- 1 lata de creme de leite
- 100g de manteiga derretida
- ½ colher (sopa) de Fondor Maggi

Ingredientes do recheio:
- ½ quilo de lingüiça fresca picada
- ½ xícara (chá) de cebola picada
- 3 xícaras (chá) de escarola picada
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- farinha para polvilhar
- manteiga para untar
- 1 gema para pincelar


Modo de preparar a massa:
Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar até ficar líquido. Acrescente o leite, junte duas colheres (sopa) de farinha e misture muito bem. Coloque a farinha de trigo em uma travessa grande, abra uma cavidade e despeje a mistura de fermento.
Junte o ovo, o creme de leite, a manteiga e o Fondor Maggi. Misture os ingredientes, incorporando a farinha de trigo aos poucos. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Deixe descansar até dobrar de tamanho.

Modo de preparar o recheio:
Aqueça uma frigideira e doure a lingüiça, junte a cebola e deixe fritar mais um pouco. Adicione a escarola picada e refogue. Desligue o fogo e adicione a salsa.

Montagem:
Divida a massa em seis partes. Abra cada parte em formato de retângulo com 0,5cm de espessura, em superfície enfarinhada. Espalhe o recheio e enrole cuidadosamente para não rasgar. Coloque os pães em assadeiras untadas e enfarinhadas e deixe crescer por cerca de 20 minutos. Faça cortes profundos com a uma faca na superfície. Pincele com a gema e asse em forno médio-alto (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que fique dourado.



  Rendimento: 6 bisnagas

 

Foto de Ricardo de Vicq

 

 



Direção e Editoria
Irene Serra