Ano 9 - Semana 447

 



 

Outros artigos sobre
Sucot

Hag Sameach!
 

Celebrando a colheita.

Qual é o significado de Sucot e como é celebrada?

Sucot e Shemini Atseret


 

22 de outubro, 2005
-

Rabino Kalman Packouz
   

Qual a Essência de Shemini Atséret
e Simchát Torá?

        

A festa de Sucót está entrelaçada com alusões e preces para que chova durante o ano. É uma coisa muito bonita dentro do modo-de-ver Judaico, que há 2.000 anos atrás, no Templo Sagrado em Jerusalém, nós fazíamos 70 oferendas durante a semana de Sucót, uma para cada nação da Terra, para que elas tivessem paz, prosperidade e chuvas durante o próximo ano! 

O Talmud, no Tratado Sucá, explica que agitamos o luláv para os 4 lados do mundo, para cima e para baixo, não só para simbolizar que D'us está em todos os lugares, mas para suplicar-Lhe que nos proteja dos fortes ventos que nos ameaçam de todos os lados. E além disto tudo, para que Ele nos salve das chuvas torrenciais que caem dos Céus e das inundações que brotam da terra. A Sucá representa nossas preces por proteção das chuvas fora de época.

Shemini Atséret, uma festa à parte de Sucót, é comemorada - em 2005 - no dia 25 de outubro. Rashi, o grande comentarista Bíblico, explica que Atséret é uma expressão de afeição, como seria a usada por um pai ao se despedir de seu filho. O pai diria: "Sua partida é difícil para mim; fique mais um dia!" Depois que o Povo Judeu rezou pela vida e felicidade das 70 nações do mundo, a Torá e o Criador nos dão mais um dia de festa para podermos fazer nossos próprios pedidos.

Simchát Torá, comemorada no dia 26 e outubro, é onde celebramos o encerramento do ciclo anual de leitura da Torá e seu reinicio imediato. A noite e a manhã são preenchidas com danças e músicas ao redor da Torá. Lemos a última porção semanal em Devarim, Vezót HaBerachá, e começamos imediatamente a leitura de Bereshit, iniciando o livro Gênesis.

Yzkor, a oração em memória de parentes falecidos, é realizada às 8h30min do dia 25 de outubro.

Traduzido e enviado por Gerson Farberas


Seu artigo será bem recebido em comunidade-judaica@riototal.com.br


Direção
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br