PERSONALIDADES

Leon Frejda Szklarowsky

A SAGA DE UM PIONEIRO

Especial para RJ

UGEN SCHILLER, ex-presidente da ACIB - ASSOCIAÇÃO CULTURAL ISRAELITA DE BRASILIA, morreu no dia 12 de janeiro de 1991.

Schiller nasceu, na Hungria, em 1925, e estudou em Praga. Passou pelos campos de concentração nazistas e veio ao Brasil, onde morreu.

Ele foi um profundo conhecedor do judaísmo, da THORÁ e das religiões em geral e encantava a todos com suas instrutivas palestras e seu amor às tradições judaicas. O shabat era-lhe sagrado. Às sextas-feiras, religiosamente, encontrava-se na sinagoga, e, com sua alegria juvenil, dirigia o ofício religioso, entoando canções litúrgicas e mostrando extremo otimismo e sabedoria.

Sua vida confunde-se em parte com o judaísmo de Brasília e a epopéia de pioneiros que marcaram sua presença indestrutível, como Landwer, Vitran, Ghariani, Cohen, Barcessat, que não mais se encontram vivos.

Suas últimas palavras, na sexta-feira que antecedeu sua morte, foram um cântigo a Brasília e a seu ishuv. Amava esta terra, como ninguém.

Nessa noite, sua preocupação era maior. Preparava-se para viajar, para o Rio de Janeiro, onde se submeteria a um minucioso exame médico.

Nos dias anteriores, sofrera um desmaio que lhe custou o internamento no hospital. Assim mesmo, insistiu em estar presente no Templo. Não poderia faltar. Disse, profeticamente: "Não me deixe a peteca cair." Proferiu pela última vez as preces do Shabat, na qual fez com que se prometessem que alguém continuaria esses trabalhos.

Estava sempre atento aos acontecimentos e jamais se furtava de dirigir uma palavra de conforto aos humildes e necessitados.

Era um liberal por natureza. Não tinha preconceitos. Um justo. Não guardava rancor nem ódio. Vibrava e vivia intensamente. Partilhava com todos seu saber e o amor à humanidade. Era um ser humano, de verdade. Um bravo.

 


Leon Frejda Szklarowsky é juiz arbitral da Câmara de Arbitragem da Ass. Com. do DF
e da American Arbitration Association, NY - USA
e vice-presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília

 

Editoração e Coordenação:
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br

Revista Rio Total