VARIEDADES

          
Rabino Kalmon Packouz
         

Um maravilhoso presente de aniversário
       

        Gostaria de compartilhar com você uma história muito especial sobre um homem muito especial: Coronel Nathaniel Kutcher. O ano é 1945. O coronel Kutcher é o chefe do Terceiro Batalhão Médico Americano do general Patton. Ao se movimentar pela Europa e dentro da Alemanha, o Terceiro Batalhão chegou ao campo de concentração de Matthausen. O coronel Kutcher, com permissão do general Patton, ordenou a todas as ambulâncias das Tropas Médicas que transportassem as famintas e semimortas vítimas do flagelo nazista para os hospitais. Muitas vezes era difícil determinar quem estava vivo e quem não. Os homens e mulheres estavam nas barracas, jogados em estado deplorável, seus corpos emagrecidos e cobertos de sujeira.

        O coronel cuidava da burocracia em sua mesa quando foi interrompido por seu ajudante: “Senhor, os soldados se recusam a colocar os prisioneiros libertados dentro das ambulâncias”. O coronel Kutcher levantou-se de sua mesa, saiu, dirigiu-se ao primeiro ex-prisioneiro que encontrou (que aconteceu de ser o chefe do departamento de Patologia da Universidade de Berlim antes da guerra), levantou-o e o colocou numa ambulância. Quando viram o exemplo de liderança do coronel, todos os soldados se uniram ao trabalho e foram carregando as ambulâncias. Graças ao coronel Kutcher milhares de vidas Judias foram salvas.

        O coronel Kutcher recentemente completou 90 anos. Vive sozinho e está quase cego, mas grato ao Todo-Poderoso por cada dia de vida que Ele lhe proporciona. Estive pensando: não seria um maravilhoso presente de aniversário se o coronel recebesse mensagens ou cartões de Judeus de todo o mundo, reconhecendo seu decisivo e desinteressado ato ao ajudar a salvar as vidas de tantos Judeus? Seu endereço: 7135 Collins Avenue, Apt. 911, Miami Beach, Fl, 33141. Além disso, por acaso, será que alguém conhece o antigo chefe do departamento de Patologia da Universidade de Berlim e se ainda está vivo? Seria um maravilhoso reencontro.

Traduzido por Gerson Farberas

 

Editoração e Coordenação:
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br

Revista Rio Total