VARIEDADES



Aniversário Judaico

O enfoque dado a um aniversário judaico são outros, independente de presentes e comes e bebes casher que a pessoa terá livre escolha para dar e preparar aquilo que achar mais indicado. 

A maneira mais apropriada de celebrar um aniversário judaico, e estes pontos foram salientados pelo Lubavitcher Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneersohn, são:
Aumentar em tsedacá (caridade) nesta data;
Ler no Tehilim, Livro de Salmos, o capítulo correspondente a sua idade. Por exemplo: a pessoa tem 20 anos deverá ler diariamente o capítulo 21, que corresponde a idade que irá completar. Ao completar seu 21º aniversário, iniciará o capítulo 22;
Deverá tomar uma ou mais decisões positivas e se comprometer em cumpri-las;
É apropriado reunir amigos e familiares na data judaica e providenciar para que alguém ou o próprio aniversariante prepare um assunto de Torá.
Como pode notar, há um verdadeiro pilar de ações que sustenta e dá mais vitalidade a pessoa no dia de seu aniversário, considerado a data de sua sorte máxima.

Você pode pesquisar a data judaica de seu aniversário na seguinte página:
http://www.chabad.org/shabbos/br.htm

Há datas de aniversário que são comemoradas de maneira especial: o Bat Mitsvá - quando uma menina completa 12 anos, e o Bar Mitsvá de menino ao completar 13 anos.

Fonte: Beit Chabad Central
Enviado por Janete Glasman

 

                 

Editoração e Coordenação
IRENE SERRA
irene@riototal.com.br

        

Esta página é parte integrante da Revista Rio Total